Por volta das 11h desta segunda-feira (1º), a Brigada Militar de Caxias do Sul atendeu a uma denúncia anônima de que uma rinha de galos estaria ocorrendo em um pavilhão de madeira na Rua Santo Barp, bairro Diamantino. Ao chegar ao local, o ato ilegal foi flagrado e 15 pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia e Pronto Atendimento (DPPA) , para prestar depoimento.
De acordo com a BM, foi necessário o uso de um micro-ônibus da BM para levar os participantes da rinha. Também segundo a polícia, um homem foi identificado como responsável por organizar a rinha, mas todos os participantes terão de esclarecer sua participação, seja como apostadores ou proprietários de animais. A ocorrência está em andamento.
Mais de 20 galos foram resgatados, alguns bastante feridos. Um veterinário foi chamado para analisar o estado de saúde dos animais, que depois seriam entregues ao Batalhão de Polícia Ambiental (Patram).
Pouco comum em Caxias do Sul, a rinha de galo, como são chamados os enfrentamentos entre os animais em uma espécie de arena, rodeados por apostadores, é ilegal e constitui crime de maus-tratos, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998). Mesmo quem não tem relação com a organização da rinha ou com a criação de animais para esta finalidade, pode responder pelo crime de apostas irregulares.