A prefeitura de Caxias do Sul suspendeu a professora da rede municipal que teria ameaçado com uma faca uma estudante de 14 anos. O afastamento do serviço público foi publicado no Diário Oficial do município desta sexta-feira (29). A identidade dos envolvidos e da escola é preservado em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA
O fato aconteceu na última segunda-feira , mas o boletim de ocorrência só foi registrado na quinta-feira (28). Conforme consta na publicação, o afastamento será por um período de 60 dias, portanto até 27 de dezembro deste ano.
Segundo o procurador-geral do município, Adriano Tacca, foi aberta uma sindicância para verificação do caso, que é considerado grave no entendimento do Executivo.
—Há elementos sim de que houve uma situação irregular e nós abrimos essa sindicância. Vai se verificar se o fato ocorreu, se foi verdade, quais foram os motivos, quem é o autor e se esse fato é punível ou não. Vamos chamar a professora, vamos chamar testemunhas, a direção da escola... — explica Tacca.
O procurador detalha que ainda não tem detalhes sobre o histórico da docente, se já houve envolvimento em alguma situação semelhante, por exemplo. Ele diz que esse tipo de informação será colhido no procedimento interno.
Além dos trâmites providenciados pela prefeitura, o caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Em entrevista ao Pioneiro na quinta-feira, a delegada Thalita Andrich evitou dar detalhes do boletim de ocorrência. Contudo, confirmou que o relato é que uma estudante foi ameaçada com uma faca por uma professora e de que não houve lesão, portanto aponta para um indiciamento por ameaça.
O motivo da desavença não está esclarecido. A Polícia Civil deverá ouvir a vítima, a professora suspeita e a Secretaria Municipal de Educação (Smed).