Manifestantes participaram, no final da manhã deste sábado (2), de um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro na praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul. A concentração ocorreu na Rua Dr. Montaury, que teve o trânsito bloqueado a partir das 10h. O grupo ocupou o trecho da rua entre a Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos, onde alguns participantes também fizeram pronunciamentos em cima de um caminhão equipado com caixas de som.
O ato em Caxias integrou uma movimentação que ocorre também em outras cidades brasileiras, em protestos conclamados por movimentos sociais e partidos de oposição ao governo Bolsonaro. No ato caxiense pronunciaram-se representantes das siglas PT, PDT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO e PSTU.
Algumas pessoas tocaram instrumentos de percussão para acompanhar os cantos com palavras de ordem pedindo a saída de Bolsonaro da Presidência e exibiam cartazes com frases sobre a inflação, desemprego, saúde pública e também lembrando as vítimas da covid-19. A maioria das pessoas que participavam do ato usava máscara.
Por volta das 11h30min, os manifestantes iniciaram uma caminhada que ocupou todo o trecho da Avenida Júlio de Castilhos, entre as rua Garibaldi e a Montaury. O trânsito ficou momentaneamente bloqueado também na Visconde de Pelotas, assim como na Garibaldi e Sinimbu. Ao meio-dia, o grupo retornou à Praça Dante.