Um mês depois do furto de ampolas de morfina na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, em Caxias do Sul, as medidas para evitar novos ataques no local se restringem a intervenções administrativas, como o fechamento dos portões de acesso ao prédio durante a noite e o reforço de rondas da Guarda Municipal. A administração da UPA diz que melhorias para evitar crimes na unidade seguem em tratativas, sem prazos para serem concluídas.
A gestão da UPA admitiu, após a invasão mais recente, que o único monitoramento feito é o de uma equipe que trabalha no cuidado da portaria, no controle dos acessos ou quando os guardas municipais circulavam nas rondas de averiguação dos espaços públicos. Alegou ainda que a segurança armada não estava prevista em contrato.
Esse furto de morfina, em setembro, voltou a chamar a atenção para a segurança da UPA, localizada em uma das regiões mais populosas da região e próximo à RS-453, o que facilita fugas. Mas o caso de segurança pública de maior repercussão na UPA da Zona Norte foi a morte de um agente penitenciário, em junho deste ano.
Com essa sequência de fatos, a administração da UPA se comprometeu a avaliar com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alternativas para a segurança dos servidores e também dos pacientes. A coordenadora administrativa da UPA, Fabiane de Andrade, prefere não adiantar quais são as discussões e também não detalha todas as medidas adotadas, sob a justificativa de que isso poderia facilitar a ação de criminosos no local.
— Estamos em tratativas. Eles estão dando todo o suporte para a gente. Ideias e sugestões surgiram e estão no papel, mas ainda nada de concreto. Novas tratativas e encontros irão acontecer. Assim como nós, a secretaria tem demonstrado a preocupação na busca por uma solução — conta.
A SMS, em nota, diz que, neste momento, as intervenções foram melhorias em relação ao acesso e fluxos internos da UPA. Além disso, mencionou o reforço nas rondas da Guarda Municipal (confira a nota completa abaixo).
Nota da SMS na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniu com representantes da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), responsável pela gestão da UPA Zona Norte, para tratar sobre a segurança na unidade. Também foi realizada uma vistoria no prédio, para verificar adequações necessárias, e tomadas medidas como ajustes no controle de acesso e também reorganização de fluxos internos. Além disso, foram reforçadas as rondas executadas pela Guarda Municipal em diferentes horários.