O km 45 da BR-116, em São Leopoldo, terá novas restrições para a construção das pontes que permitirão duplicar a rodovia sobre o Rio do Sinos. As obras terão início às 22h desta quinta-feira (28) e seguem até as 6h da sexta-feira (29). Na sexta, o esquema se repete, bem como nos dias 3, 4 e 5 de novembro, sempre das 22h às 6h.
Ao contrário das obras realizadas no início de outubro, que exigiram interrupção total no sentido Porto Alegre-Serra, desta vez o bloqueio será parcial, em apenas uma das faixas para quem segue em direção à Serra. A restrição vai ocorrer para o posicionamento de 120 pré-lajes sobre as vigas das novas pontes. Cada peça pré-moldada mede três metros por um metro e pesa 750 kg. Assim que for concluída a implantação das estruturas, as equipes farão a concretagem das pré-lajes, o que dará formato à pista.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), como a restrição é parcial, não há necessidade de desvios pelas vias urbanas de São Leopoldo, como ocorreu no início do mês para o içamento das vigas das novas pontes. O local estará sinalizado, inclusive com dispositivos noturnos, mas não haverá esquema especial de trânsito. Durante o dia, o trânsito sempre ficará liberado.
— Vai afunilar um pouco, mas não é um horário de grande movimento. Estamos prevendo que não haverá transtorno — afirma Guilherme Gusmão, chefe do policiamento e fiscalização da 1ª Delegacia da PRF, que atende a região de São Leopoldo.
Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, a pista sentido capital-Serra ficou totalmente bloqueada para o içamento de 32 vigas, que foram posicionadas sobre os pilares das novas pontes. O sentido oposto teve bloqueios temporários. Com as vigas finalizadas, a obra atingiu 75% de conclusão.
A construção das pontes teve início em março deste ano e faz parte de um pacote de melhorias previstas para o trecho metropolitano da BR-116. Ao todo, serão quatro novas travessias, duas sobre o canal principal e duas sobre a várzea, que permitirão ampliar as atuais duas para quatro faixas de tráfego em cada sentido. As estruturas também vão contar com ciclovias e passeio. A expectativa é de que elas sejam concluídas no primeiro semestre de 2022.