Cidades da Serra que tinham doses em estoque seguiram o cronograma de vacinação contra covid-19 e vacinaram adolescentes de 17 anos, sem comorbidades, na última sexta-feira (17). Os municípios de Gramado e Canela seguiram a orientação do Estado e aplicaram 174 doses e 237 doses, respectivamente, no final da semana. Neste sábado (18), a prefeitura das duas cidades informou que não há mais imunizantes para seguir a vacinação dos adolescentes de 17 ou avançar para os de 16.
Em Caxias do Sul, a aplicação das doses para este público será retomada na terça-feira (21), pós feriaado, nas Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo e Serrano, das 8h às 15h, e nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, das 8h às 19h. Não haverá aplicação na segunda (20).
Já o município de Nova Prata começa a aplicação de doses nos adolescentes de 17 anos na quarta-feira (22). Para receber a primeira dose é preciso ir até uma unidade de saúde acompanhado dos pais ou de um responsável. O município de Bom Jesus decidiu esperar novas orientações do governo do Estado e do Ministério da Saúde sobre o assunto.
A nova definição é esperada pelos municípios porque na última quarta-feira (15), o Ministério da Saúde emitiu nota dizendo que não recomenda mais a aplicação da vacina no público de 12 a 17 anos. Já a Secretaria Estadual da Saúde (SES) declarou, na sexta, que uma reavaliação será feita somente a partir de novas remessas.
Sem doses para adolescentes em Gramado
Em Gramado, 29.434 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose ou dose única. Recentemente, a cidade recebeu lotes para seguir a aplicação de primeira dose do imunizante em jovens de 18 anos. Como sobraram doses, o município abriu a vacinação para adolescentes com 17 anos, sem comorbidades na sexta-feira. Foram aplicadas 174 doses, mas os imunizantes acabaram no mesmo dia, segundo o secretário da Saúde, Jeferson Moschen. O secretário ressalta que agora o município vai esperar novas remessas para avançar na aplicação nos adolescentes:
— Estamos sem vacina e por enquanto não temos uma data de retomada.
Moschem avalia que Gramado está com um percentual bom de aplicação da primeira dose contra a covid-19. Para ele, os impactos econômicos da pandemia na cidade, que vive do turismo, e a circulação de variantes no município, fizeram com que a comunidade buscasse se imunizar.
237 doses aplicadas em Canela
Em Canela, 31.419 pessoas foram vacinadas com a primeira dose ou dose única contra a covid-29 até este sábado. Destas, 18.571 estão imunizadas com duas doses. Na sexta-feira, o município começou a aplicar a terceira dose a quem fez a segunda aplicação do imunizante há seis meses e também começou a vacinar adolescentes de 17 anos.
Somente neste dia foram aplicadas 237 doses e, assim como em Gramado, não há mais doses disponíveis para adolescentes. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o município aguarda definições das Comissões de Intergestores Bipartite (CIB) e do Estado sobre novas aplicações .
Bom Jesus iria vacinar adolescentes, mas recuou
Em Bom Jesus, 7.535 pessoas foram vacinadas contra o coronavírus. Destes, 4.387 completaram o esquema vacinal. O município se preparava para começar a vacinar adolescentes de 17 anos, sem comorbidades, na terça-feira, mas, diante do comunicado do Ministério da Saúde, a prefeitura reavaliou o cronograma.
— Só vacinamos quem tem ordem médica. Estamos aguardando as resoluções do estado e MS para vermos a melhor forma de seguir o cronograma — esclarece a secretária municipal de Saúde, Renata Camargo Zamban Paim.