Uma reunião na próxima sexta-feira (27) irá discutir a permanência ou não de Caxias do Sul na região turística das Hortênsias. O encontro será uma das primeiras atividades do Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias), recriado na última quarta-feira (18) em uma assembleia constituinte em Nova Petrópolis.
De acordo com o presidente do colegiado, Daniel José Hillebrand, o objetivo será fazer uma avaliação profissional para se chegar a uma proposta adequada para apresentar às prefeituras. Ao todo são esperadas de 20 a 25 pessoas, entre secretários de Turismo de Caxias e dos municípios da Região das Hortênsias, além de entidades caxienses ligadas ao setor. Por ter caráter técnico, a ideia é que o primeiro encontro não tenha a participação de prefeitos nem de presidentes das entidades.
— A intenção é, num primeiro momento, fazer a análise técnica, sendo que na sexta-feira esses representantes já trarão pontos de vista baseados em análises com associados. Mediante consenso do grupo, apresentaremos uma proposta que os prefeitos vão analisar e tomar decisões. Esse é o papel do Contur, provocar temas e entregar (propostas) — disse Hillebrand em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, neste sábado (21).
Na visão do presidente do Contur, ainda que Caxias do Sul não seja reconhecida por boa parte da comunidade e dos municípios como integrante de fato da Região das Hortênsias, a posição da cidade deve ser analisada de forma profunda. Isso porque, embora tenha identificação com a Região Uva e Vinho, há ligações também com a região de Gramado e Canela. Entre esses laços está a infraestrutura, que deve ficar ainda mais integrada após a construção do aeroporto de Vila Oliva.
— Caxias já se destacou antigamente pelas hortênsias em Ana Rech e pesquisa do Sebrae de 2019 apontou que Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são bastante abastecidas por turistas de Caxias. Entendemos que seria importante o Contur debater essa questão logo no nascedouro. Vejo potencial para Caxias participar (das Hortênsias), mas também vejo questões relevantes que colocam em xeque essa decisão — pondera Hillebrand.
Caxias do Sul mudou da região turística Uva e Vinho para Hortênsias em agosto de 2019, com a oficialização do Ministério do Turismo. A iniciativa partiu da própria prefeitura, que entendia, na época, que o município deveria se aproximar da região que concentra alguns dos mais importantes destinos turísticos do país. A administração também entendia que havia mais afinidade de Caxias com a Região das Hortênsias do que a com os municípios da Uva e Vinho.
Na prática, contudo, o município nunca se aproximou de fato dos municípios que compõem as Hortênsias. Tanto que não houve representantes da administração municipal na assembleia constituinte do Contur Hortênsias ne quarta-feira e também não há integrantes da prefeitura na direção da entidade. O Mapa do Turismo Brasileiro é renovado a cada dois anos e passará por nova revisão ainda neste ano.