O primeiro dia do mês de setembro, na próxima quarta-feira, será marcado por uma mudança na produção de 480 refeições que são distribuídas diariamente a famílias de Caxias do Sul em situação de vulnerabilidade. O alimento fornecido pelas cozinhas comunitárias dos bairros Cânyon e Mariani passará a ser preparado no Restaurante Popular, que foi reaberto em março deste ano no bairro Lourdes sob gerenciamento do Projeto Mão Amiga.
A transição foi planejada pela Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e, segundo a pasta, foi motivada pela otimização de compras, pelo aumento e pela padronização das refeições, com aperfeiçoamento da qualidade da comida servida.
— A distribuição vai ocorrer da mesma forma que é feita hoje em dia, apenas a produção será no restaurante, que tem uma infraestrutura melhor e produz com alimentos adquiridos conforme o que precisar ser utilizado. Nas cozinhas comunitárias dependia-se de doação, era alimento de qualidade também, mas não se conseguia manter uma uniformidade por conta da variação de alimentos disponíveis — explica o titular da Smapa, Rudimar Menegotto.
Segundo ele, na cozinha comunitária do Cânyon passará a funcionar, na quarta-feira (1º), o Núcleo Integrado de Políticas Públicas, com ações da prefeitura para seguir atendendo famílias cadastradas. No Mariani, Menegotto afirma que o imóvel ocupado pela cozinha era alugado e foi devolvido. A distribuição das marmitas vai ocorrer em um imóvel da prefeitura ao lado do centro comunitário do bairro.
Ao longo do mês de agosto, as cozinhas comunitárias do Canyon e do Mariani permaneceram fechadas. Porém, segundo a prefeitura, as famílias foram atendidas com cestas básicas, frutas e verduras.
Atualmente o Restaurante Popular serve 800 refeições diárias destinadas a pessoas em situação de rua e famílias do Campos da Serra, Esplanada, Vale da Esperança e Reolon.