O Presídio Regional de Caxias do Sul tem novo surto de coronavírus. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou, nesta segunda-feira (29), nove testes positivo para a covid-19. Dos nove, sete ainda permanecem ativos para a doença. Nenhum deles teve complicações mais graves, com necessidade de hospitalização.
O primeiro caso foi relatado na metade do mês de agosto. A unidade básica de saúde (UBS) que funciona dentro do presídio monitora a situação.
A Susepe informou que os exames positivos são exclusivamente de apenadas, que estão em uma cela separada, sem contato com as demais presas. A Susepe ainda relata que algumas das infectadas têm sintomas leves e outras estão assintomáticas.
Em dezembro do ano passado, a casa prisional já havia registrado 10 casos de coronavírus. Meses antes, entre agosto e setembro, dois surtos, com dezenas de infectados, foram confirmados na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, que fica na localidade do Apanhador, na RS-453, limite com São Francisco de Paula.
Segundo dados da Susepe, a população carcerária do local é de 531 presos, conforme levantamento em julho deste ano.