Apesar do avanço da vacinação aumenta a preocupação com quem não está se engajando, principalmente o público mais jovem. Pensando nisso, seja por meio da administração municipal ou de iniciativas individuais, há diversas iniciativas de conscientização como as verificadas em Vacaria e São Marcos.
Operação Vacina Já
A Operação Campanha Já, da prefeitura de Vacaria, aproveita a realização da live dos Melhores do Ano da Música Regional Gaúcha, no dia 1º de setembro às 20h, para atrair as pessoas com mais de 35 anos que ainda não se vacinaram contra a covid-19.
O evento é uma parceria entre a Secretária de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, e será realizada na centenária Fazenda do Socorro. Como forma de incentivar os atrasados, o evento vai premiar dez pessoas com a oportunidade de participar presencialmente da apresentação de grandes estrelas da música gaúcha e conferir o talento das crianças do Estado que participam da atual edição do The Voice Kids, conforme explica o vice-prefeito Marcelo Dondé.
— Tem aquele passivo que ficou pra trás, que não quer, tem medo, ou é negacionista, então aproveitamos o evento para conscientizar e ao mesmo tempo dar essa oportunidade para quem mudar de ideia e se vacinar lá no local — explica Marcelo.
Organizada pela Confraria da Música, a live vai ter a chegada da Chama Crioula e homenagens aos CTGs do Estado. Os artistas premiados que irão se apresentar são Os Monarcas, João Luiz Corrêa, Talagaço, César Oliveira & Rogério Melo, Cristiano Quevedo, Capitão Faustino e Lucas & Gabriel.
Transmitida pela página Repórter Farroupilha, a live também terá convidados como Lincon Ramos & Érlon Péricles, que cantarão a música Chama viva, além de Chiquito & Bordoneio, Geração Z, Fernando Espíndola, Anderson Pessoa, Gurizada Medonha, Ariane Winck, Charlise Bandeira, Elton Saldanha e a gaiteira paranaense Bia Socek.
As pessoas com 35 anos de idade ou mais e, moradores de Vacaria, que tiverem interesse e ainda não receberam nenhuma dose da vacina, devem entrar em contato por meio do telefone (54) 3231.6402.
Doutora Clovide
Preocupada que as crianças ficassem com medo de voltar para o CTG e as escolas, a professora de ensino infantil Carina Bresolin Quadri, com o apoio do esposo Marcos Quadri, vice patrão do CTG Porteira da Serra, desenvolveu a personagem Clovide para reforçar os cuidados. Carina, especializada em Literatura Infantil, leciona em quatro escolas do município na Hora do Conto.
— Eu sempre gostei de me caracterizar para incentivar as crianças à leitura e a Drª Clovide é uma maneira que eu pensei para ajudar as crianças a retornar sem medo — explica Carina.
A Drª Clovide se veste como médica e carrega um álcool gel gigante e um cotonete do tamanho exato que deve ser o distanciamento. A ideia agora é representar a personagem nas escolas onde Carina leciona para conscientizar o máximo possível de crianças.
— Com o decreto do governador, nós precisamos de cuidados redobrados, então a doutora alerta sobre o distanciamento, o álcool gel e todos os cuidados de uma forma divertida que eles não esquecem — revela ela.