É melhor nem se acostumar com o calorzinho que resolveu dar as caras neste fim de semana. Na Serra, ele só deve durar até segunda-feira (9), de acordo com as previsões meteorológicas. Os termômetros, que neste sábado e domingo se aproximam da marca dos 26°C, devem despencar pelo menos 10 graus na terça-feira (10). O dia, segundo a Somar, terá temperaturas variando entre os 8°C e os 18°C. Mas a massa de ar frio se intensifica mesmo na quarta (11), com expectativa de 4°C de mínima nas cidades da Serra.
— Se tiver roupa para arejar, se quiser abrir a casa para entrar um solzinho, o momento é agora. A partir da terça, já vem toda aquela umidade da passagem da frente fria, com temperaturas mais baixas — adianta Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar Meteorologia.
A semana tem chance de chuva somente na terça e na quarta, com o tempo seco assumindo a partir de quinta. Desta vez, as previsões não indicam um frio tão intenso como o que resultou em geada e neve na região. No entanto, as temperaturas baixas da próxima semana representam somente a primeira de três ondas geladas que a Serra receberá a partir de agora. As demais ocorrem a partir do dia 15 e mais próximo ao final do mês.
— Essa do dia 10 será uma onda de frio normal, sem grande amplitude. Aquela a partir do dia 15 tem uma expectativa para que seja a mais forte do mês de agosto, com temperaturas negativas e chance de geada generalizada — prospecta a meteorologista.
E o calor não não deve chegar tão cedo neste ano. As previsões indicam ainda uma condição de frio tardio para a primeira quinzena de setembro.