Realizar um grande evento que simbolize a esperança de dias melhores e que integre a comunidade de Caxias do Sul e região é o principal objetivo da organização para a Festa da Uva 2022. Com o anúncio dos novos diretores da Comissão Comunitária, nesta quinta-feira (19), começam a ser revelados os detalhes para a edição.
Diante do avanço da vacinação, a expectativa dos organizadores é que o evento seja realizado em um cenário mais favorável da pandemia em relação ao momento atual. De acordo com o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, o maior desafio é planejar a programação desde agora sem saber em quais condições o evento será realizado.
— Estamos prevendo uma festa grande, mas todo mundo pergunta se vai ter show, se vai ter distanciamento do público nos corredores. A gente está trabalhando hoje com esse cenário, mas, se daqui a pouco as restrições forem afrouxadas, a gente consegue fazer uma festa mais tranquila e que todo mundo consiga aproveitar.
Os efeitos da pandemia na economia não devem significar um empecilho para a busca de patrocinadores e para a venda dos espaços dentro do parque. Na última semana, a Festa da Uva iniciou a comercialização do Pavilhão 1 e, segundo Bertotto, há otimismo dos empresários locais em expor no evento. Além disso, uma série de contatos estão sendo feitos para captar patrocinadores dispostos a investir na Festa.
— Ao mesmo tempo que tem muita empresa que foi mal na pandemia, tem muita empresa que foi bem. Nesse um ano e meio que estamos parados, muita gente está ansiosa por festa e muitos expositores querem vender. Esse é um lado positivo — destaca.
Dos 25 integrantes anunciados, 11 são secretários municipais do governo de Adiló Didomenico e foram divididos em áreas afins com as pastas que comandam. De acordo com Bertotto, o critério utilizado para a escolha dos novos nomes foi baseado no envolvimento com a Festa da Uva e com a cidade.
Outra novidade é que as diretorias serão ocupadas por uma pessoa, não mais por casais, como era até então. Além disso, o número de integrantes da Comissão Comunitária é maior em relação à equipe anterior, formada antes por 19 pessoas.
Durante a apresentação da nova diretoria, Bertotto antecipou algumas novidades que poderão ser acompanhadas durante o evento. Confira:
Abertura diferente
A organização da Festa da Uva planeja um show pirotécnico fora dos Pavilhões, na abertura do evento, agendada para 18 de fevereiro de 2022. O objetivo é envolver toda a comunidade desde o primeiro dia, já que a abertura é tradicionalmente marcada por uma solenidade formal e restrita. O encerramento também contará com outras ações, como um show de orquestra.
Transmissão em cores como tema
O tema da próxima Festa da Uva deve ser anunciado na primeira quinzena de setembro. Nessa data, o cartaz oficial do evento também deverá ser lançado. O planejamento está sob a responsabilidade da diretoria de Cultura e Desfiles. Segundo Bertotto, além dos 90 anos da Festa da Uva, celebrados em 2021, a ideia é que a campanha de divulgação do evento também comemore os 50 anos da primeira transmissão em cores da TV brasileira, realizada em um desfile da Festa da Uva de 1972.
Desfile simples, mas que emocione
A próxima Festa da Uva terá seis desfiles — ainda sem datas e horários programados. A concepção da apresentação e, posteriormente, produção dos carros e figurinos também será coordenado pela diretoria de Cultura e Desfiles. Segundo Bertotto, a ideia é que "o desfile seja bonito, simples e que emocione os espectadores". As apresentações ocorrerão na Rua Sinimbu.
Espaço para outros municípios
Outras cidades da Serra Gaúcha serão convidadas a participarem do evento. O espaço para os municípios será montado no Centro de Eventos e contará com exposição e comercialização de produtos típicos.
Novos pontos de distribuição de uva
Até então restrita ao Pavilhão 2 e, na última edição, entregue aos visitantes na chegada ao Parque, a distribuição de uva ganhará um novo formato e será oferecida ao público em diversos pontos. Além disso, o Palácio das Uvas — não utilizado na última Festa — deve voltar a ser um local para a disponibilização gratuita da fruta.
Shows devem ocorrer
Os shows nacionais, sempre motivo de grande expectativa, devem ocorrer nessa edição. Segundo Bertotto, ao menos nove apresentações devem ser promovidas durante os dias de Festa. Detalhes como capacidade máxima serão discutidas posteriormente. Outra novidade anunciada é que o parque de diversões também está confirmado para atrair o público infantil e jovem.
Volta das Olimpíadas Coloniais
Criada para integrar a comunidades do interior à programação e resgatar os costumes da colônia, as Olimpíadas Coloniais retornam após ficar de fora da última Festa. De acordo com a organização do evento, novas provas estão sendo planejadas e devem ser incorporadas à competição. Ao todo, 15 ou 16 modalidades devem fazer parte da programação.
Corredores mais amplos
O layout do evento será repensado com corredores mais amplos e que evitem aglomerações. Além disso, a área externa do parque também será explorada, evitando concentrar as atividades dentro do Centro de Eventos e dos pavilhões.
Soberanas nos bairros
A rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann, intensificarão agenda de divulgação do evento a partir de setembro. Estão previstas visitas às indústrias de Caxias do Sul e região e também nos bairros e interior do município. A tradicional viagem ao Litoral gaúcho está confirmada.