A temperatura mínima registrada em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, nesta terça-feira (20), foi a menor do Estado neste ano, até o momento, segundo a Somar. O termômetro do Inmet marcou -3,7ºC às 7h na cidade. Já o registro utilizado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), de Santa Catarina, apontou -6ºC às 8h no município. A diferença pode estar na localização dos medidores. A segunda cidade mais fria do Rio Grande do Sul foi Quaraí, com -2,7ºC, às 7h. E a terceira também fica na Serra gaúcha, Serafina Corrêa, com -2,4ºC às 8h.
Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Somar, a massa de ar polar que estava sobre o Estado segue em direção ao oceano, o que faz com que o frio perca força já a partir desta quarta-feira:
— O frio perde força. O pico foi entre ontem (segunda-feira) e hoje (terça), mas amanhã (quarta) ainda tem previsão de geada em algumas cidades. Principalmente, nos Campos de Cima da Serra, pode ainda ter temperatura negativa, mas em recorde é bem mais difícil. A partir de quinta, essa possibilidade diminui ainda mais e a chance de geada também é menor.
Se houver temperatura negativa, segundo a Somar, será alguns décimos abaixo do zero grau. Durante as tardes, com a presença do sol, as temperaturas se elevam e o destaque volta a ser a baixa umidade relativa do ar.
Luengo explica que apesar da temperatura muito baixa desta terça não houve umidade suficiente para precipitação, por isso não ocorreu chuva congelada nem neve.
— Se não tem esse encontro perfeito, não acontece. Frio sem umidade (de chuva) é geada e umidade sem frio é chuva — disse.
Conforme a Somar, o frio intenso do inverno ainda não se despede nesta semana. No final deste mês, há previsão de passagem de outra frente fria que vai trazer nova massa de ar frio.