Vinte e quatro horas depois de abrir o agendamento para vacinação de jovens de 12 a 17 anos com comorbidades, Caxias do Sul já soma cerca de 400 agendamentos para a vacinação contra a covid-19. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), não é possível estabelecer uma estimativa de quantos jovens há neste grupo no município, uma vez que são doenças específicas elencadas pelo Estado.
Em Bento Gonçalves, onde o agendamento iniciou nesta sexta-feira (23), a expectativa é vacinar cerca de 400 adolescentes — número de doses recebidas na última remessa de Pfizer, única vacina autorizada pela Anvisa para este público.
A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul alerta que o agendamento não garante a aplicação da dose: é necessário comprovar a comorbidade por meio de documento que varia conforme a doença pré-existente. A marcação da data para recebimento da vacina deve ser feita no site agendamento.caxias.rs.gov.br.
No dia da aplicação, o jovem deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar o documento que comprova a condição de saúde, dclaração assinada pelos pais ou responsáveis (disponível no link e também nas UBSs); documento pessoal com foto dos pais ou responsáveis; Cartão SUS (se tiver), CPF e certidão de nascimento do adolescente. A oferta de doses para este público inicia-se na terça-feira, dia 27 de julho.
Em Bento Gonçalves, o agendamento começou na sexta, pelo telefone (54) 3055-8518. A marcação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. É necessário apresentar documento com foto, atestado médico, exame ou receituário do medicamento associado à comorbidade. A aplicação do imunizante ocorre a partir de segunda-feira.
CONFIRA A LISTA DE COMORBIDADES
:: Obesidade grave.
:: Pneumopatias Crônicas Graves (asma).
:: Doença congênita/rara/genética/autoimune. Câncer ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológica no momento atual. Cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas. Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores. Adolescentes com HIV. Câncer ou doenças hematológicas em tratamento ou que justifiquem imunossupressão.
:: Hemoglobinopatia grave (doença falciforme ou talassemia maior) .
:: Doença cardiovascular.
:: Doença neurológica crônica.
:: Diabete Mellitus.