O avanço da imunização contra a covid-19 e um cenário mais otimista em relação à pandemia para os próximos meses inserem alguns estudantes universitários de Caxias do Sul na rotina de aulas presenciais novamente a partir da semana que vem. Ao menos quatro instituições de ensino superior da cidade já anunciaram o retorno dos encontros em sala de aula, para a maioria dos estudantes, no segundo semestre letivo, que inicia-se em agosto.
A Universidade de Caxias do Sul (UCS), que concentra o maior número de universitários da região, anunciou que retomará os encontros presenciais a partir de segunda-feira, 2 de agosto, de forma escalonada, para turmas de até 30 alunos. Mesmo com à volta de atividades em sala de aula, o modelo de transmissão ao vivo será mantido, ficando a critério do estudante decidir se acompanhará pelo ambiente virtual ou presencialmente, no campus. Nas salas de aula, a quantidade de estudantes será limitada a 15 pessoas, com uso obrigatório de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 metro.
O retorno será dividido da seguinte forma: turmas com até 15 estudantes terão atividades presenciais a partir da primeira semana de aulas, entre 2 e 7 de agosto. Para as turmas de 16 a 30 estudantes, as atividades da primeira semana serão exclusivamente no ambiente digital. Nestes dias, os professores deverão verificar com a turma quantos universitários pretendem comparecer às aulas presenciais, a partir da segunda semana de agosto. Os grupos de mais de 30 estudantes terão aula no modo online ao longo de todo o semestre. Segundo a UCS, não é possível acomodar todos estes alunos nas salas com o distanciamento mínimo exigido pelos protocolos de biossegurança vigentes.
Já o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) anunciou que fará a manutenção do estudo remoto síncrono (com interação de docentes e alunos em tempo real, por meio do ambiente digital) a partir de 2 de agosto, quando inicia-se o segundo semestre letivo da instituição para calouros e veteranos. Ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais para todos os alunos — alguns cursos, no entanto, já fazem uso da estrutura física da FSG para atividades práticas desde o primeiro semestre letivo, o que será mantido nos próximos meses.
A novidade para o próximo semestre é a utilização da plataforma Zoom para as aulas ao vivo. Para os alunos veteranos, haverá uma formação sobre o assunto nos dias 9 de agosto e 6 de setembro, às 18h, que irá apresentar as principais mudanças em relação à plataforma anterior.
PROGRAMAÇÃO PARA O RETORNO DAS FÉRIAS DE INVERNO
:: Universidade de Caxias do Sul (UCS): inicia o segundo semestre letivo a partir de 2 de agosto, com retorno das aulas presencias, de forma escalonada, para turmas de até 30 estudantes - leia mais acima.
:: Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG): fará a manutenção do estudo remoto síncrono (com interação de docentes e alunos em tempo real, por meio do ambiente digital) a partir de 2 de agosto. Ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais para todos os alunos - leia mais acima.
:: Faculdade Fátima: as aulas iniciaram na segunda-feira, 26 de julho, de forma online. Esta primeira semana servirá para que os professores e os alunos possam organizar o retorno presencial a partir da próxima segunda-feira, 2 de agosto. Os estudantes serão divididos em grupos, que voltarão às salas de aula de forma alternada.
:: Anhanguera Educacional: alunos das modalidades EaD e semipresencial terão retorno das atividades em 2 de agosto. Já os cursos presenciais serão retomados a partir do dia 16 do mesmo mês, mas no formato híbrido, com encontros em sala de aula e remotamente. A instituição garante que seguirá os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à covid-19.
:: Faculdade Murialdo: a partir de 2 de agosto retomará as aulas na modalidade presencial. A instituição informa que serão seguidos protocolos como aferição de temperatura corporal, disponibilização de álcool em gel, constante higienização dos espaços e distanciamento entre as classes nas salas de aula. A cantina da faculdade ficará fechada neste primeiro momento. A instituição informa ainda que o acadêmico que não puder comparecer presencialmente deverá comunicar o coordenador de curso via e-mail. O acompanhamento das aulas, neste caso, será feito por meio de autoestudo do conteúdo das aulas pela plataforma Moodle.
:: Grupo Uniftec: a exemplo do primeiro semestre, as aulas continuarão no modelo online síncrono (em tempo real) para os mais de 12 mil alunos. Assim como a maioria das instituições, o retorno das atividades ocorre em 2 de agosto. Estão previstas aulas práticas presenciais para alguns cursos e disciplinas, seguindo os protocolos sanitários determinados pelos governos estadual e municipal. As informações sobre as atividades práticas serão fornecidas aos alunos pelos professores de cada área até a segunda semana de aula.