Os moradores da região enfrentaram uma semana de frio intenso, principalmente nas cidades dos Campos de Cima da Serra. No entanto, a massa de ar polar que fez com que os municípios registrassem chuva congelada e neve nos últimas dias de junho se desloca para o oceano e perde força. Com isso, o frio intenso começa dar trégua na Serra a partir desta sexta-feira (2).
O amanhecer não foi tão gelado como ao longo da semana. Em Bom Jesus, onde nevou essa semana, a temperatura, às 8h, girava em torno dos 6,6°C. Em Vacaria, a menor temperatura registrada nesta sexta foi de 5,4°C e, em Caxias do Sul e Lagoa Vermelha, os termômetros também marcaram 6,6°C no começo da manhã. No entanto, isso não significa que os serranos podem deixar um pouco de lado os casacos mais pesados. Isso porque, mesmo com temperaturas mais altas, o clima não deve dar uma virada drástica.
Segundo a Somar Meteorologia, ainda há previsão de geada até o próximo domingo (4) em pontos isolados da Serra:
— A tendência é do frio perdendo força. As manhãs continuam frias, mas o frio vai ficando menos frio. Ainda tem previsão de geada até o domingo, mas o sol predomina nos próximos dias — explica o meteorologista Fábio Luengo.
A tendência é de tempo firme e de sol acompanhado de frio pelo menos até o dia 10 ou 11 deste mês, quando deverá voltar a chover na região, segundo a Somar.