O dia mais frio do ano em Caxias do Sul, de acordo com informações da Somar, não foi o bastante para impedir que o agricultor Roni Michelon, 61 anos, saísse da cama às 3h30min. Sextas-feiras são dias de Ponto de Safra na praça central Dante Alighieri, em Caxias do Sul e, às 4h40min, quando ele chegava ao local de trabalho com cerca de mil quilos de frutas para descarregar, os termômetros marcavam -2°C.
— Fui dormir praticamente com a roupa de levantar (risos) para não ter que trocar de manhã. Era congelante! — contou.
Segundo Michelon, a localidade em que ele mora e produz, Caravaggio da 3° Légua, no interior caxiense, não parece ser mais fria que o Centro apesar de ser mais afastada do perímetro urbano. Na comunidade, Michelon faz parte da Associação Agrifutas, que reúne cinco famílias agricultoras da localidade.
— O frio não reduz o público (na feira Ponto de Safra), mas afeta no horário. Se um cliente costuma vir às 7h, passa a chegar às 9h — explicou Michelon, que conhece bem o comportamento do público já que trabalha com feira de frutas há 22 anos.
Na banca de Michelon são vendidos tomate, laranja, bergamota, lima e limão. No Ponto de Safra, são aceitos apenas alimentos produzidos pelos próprios agricultores.
Perto da tenda de Michelon na Praça estava Nelso Tonet, 65. Há mais de 22 anos atuando como taxista, ele diz estar acostumado com o frio:
— Levantei às 5h30min. É frio, mas não dou bola porque quem se cria aqui no sul não pode ficar dando muita atenção, tem que encarar.
Mesmo à disposição logo cedo, o primeiro passageiro apareceu às 7h no ponto em que ele atua, entre a rua Visconde de Pelotas e Avenida Julio de Castilhos.
Esta sexta-feira foi o dia com frio mais intenso no ano em Caxias do Sul, segundo o meteorologista da Somar, Fabio Luengo.
— Hoje foi o pico do frio, o mais intenso desse ano. Grande parte do centro-sul do Brasil está registrando menores temperaturas do ano. O que chama a atenção é que a onda de frio veio pouco mais de uma semana depois da última que também foi intensa. Duas ondas de frio intensas seguidas não é muito comum — diz.
De acordo com Luengo, o fim de semana vai ser de temperaturas mais elevadas, acima de 0°C e a intensidade do frio não deverá se repetir neste inverno.