Está em fase de implementação uma ferramenta digital para busca ativa de estudantes da rede municipal de Caxias do Sul. A plataforma, desenvolvida pelo Unicef, será utilizada pela prefeitura para o mapeamento que já vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com outras redes de Caxias do Sul, como a Fundação de Assistência Social (FAS), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Conselho Tutelar, para reinserir crianças e adolescentes na escola.
A prefeitura aderiu à plataforma integrante de uma campanha da Unicef e que conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde há cerca de um mês. No momento, estão sendo cadastrados na ferramenta os profissionais que irão utilizá-las, como visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e agentes comunitários de saúde.
Conforme a gerente pedagógica da Smed, Elise Testolin de Abreu, essas pessoas terão acesso ao aplicativo e deverão inserir dados das famílias que visitam regularmente. Se uma criança, por exemplo, já está em fase escolar e não está matriculada, o visitador insere essa informação na ferramenta e a secretaria vai entrar em contato com os familiares para encontrar uma escola. Se uma criança ou adolescente deixou de frequentar a escola, o profissional também anota o dado na plataforma para que a equipe da Smed tenha acesso e busque solucionar a situação.
— Eles inserem as informações e um sinal de alerta vem para os técnicos da secretaria. A gente liga para a família para verificar as causas da evasão e busca estratégias para que o estudante retorne — explica Elise.
A previsão é que a ferramenta esteja funcionando plenamente, com a possibilidade de registros, no início de setembro. Para o final de agosto, a Secretaria da Educação também planeja reuniões ampliadas com a comunidade para debater a evasão, com a presença, por exemplo, das associações de bairros.
O mapeamento para reinserir crianças e adolescentes começou em maio e chegou a identificar 900 estudantes afastados. No início de julho, 300 já haviam retornado às aulas de forma remota ou presencial. Após o recesso de inverno, que termina na segunda-feira (2), será feito outro levantamento.
Dentre os estudantes já reinseridos, os motivos predominantes para terem deixado os estudos foram mudança de bairro e desmotivação que teve um agravamento com a permanência do ensino remoto na retomada do ano letivo de 2021, especialmente nas séries finais. Outro motivo identificado pela rede municipal foi sido a migração de famílias para outras cidades em função do abalo econômico no país.
A rede municipal de ensino de Caxias do Sul conta hoje com 33.878 estudantes matriculados.