Uma reunião no Restaurante Popular de Caxias do Sul na noite de quinta-feira (18) deu início a um projeto que pretende otimizar ações voltadas a pessoas em situação de rua da cidade. Representantes de 24 grupos voluntários que distribuem marmitas e outros donativos a esta população participaram do encontro promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS). Grupos interessados ainda podem integrar-se à ação que quer aliar a solidariedade da comunidade caxiense ao trabalho especializado de abordagem social.
— Foi um encontro bem especial. Temos muitas ações solidárias hoje voltadas a esta população, e elas são muito bem-vindas. O que queremos é unir estes esforços ao poder público para garantirmos que, além da alimentação, seja garantido um trabalho de abordagem, no qual possamos observar as necessidades de cada pessoa com este olhar mais técnico — afirma Katiane Boschetti, coordenadora da FAS.
Refeição à mesa
Chamado de Todos na Mesa, o projeto pretende, até o início de julho, abrir três pontos na cidade onde as refeições, que costumam ser entregues à noite, possam ser consumidas à mesa. Valder Heriberto Schulze, que está na coordenação, explica que, além de garantir uma forma digna da pessoa se alimentar, os pontos também serão espaço de escuta por parte da assistência social do município.
— Neste primeiro momento estamos mapeando a rota realizada pelos grupos que estamos identificando para que a distribuição que eles já realizam possa ser otimizada e, consequentemente, mais abrangente — afirma o coordenador, que atuará no sentido de evitar que os voluntários passem pelos mesmos locais em uma mesma noite, por exemplo.
Dos pontos onde os jantares serão servidos apenas um está definido, que é o Restaurante Popular. Para esta ação presencial, a prefeitura também pretende contar com a atuação dos voluntários e fornecerá alimentos não perecíveis do Banco de Alimentos para o preparo das refeições.
A iniciativa conta com apoio da diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e do Projeto Mão Amiga, que administra o Restaurante Popular em Caxias. Informações pelo telefone / Whats App: (54) 99106-0060.
"Todos temos o mesmo propósito"
A Pastoral da Pessoa em Situação de Rua, ligada à Diocese de Caxias do Sul, está entre os grupos que distribuem alimentos à noite pelas ruas da cidade. Há cinco anos, cerca de 30 voluntários distribuem sopas, cafés e agasalhos à população mais vulnerável da cidade. Há quatro anos, a ação ocorre de forma paralela a outra iniciativa do grupo: a Hospedagem Solidária, que neste ano está acolhendo até 35 pessoas por noite.
— Sabemos que não pode parar por ali, apenas na entrega de alimento, e o encontro foi incrível porque todos têm o mesmo sentimento, o mesmo propósito: não queremos que essas pessoas fiquem na rua, queremos tirá-los desta situação. Para isso é preciso ir além, oferecer não apenas alimento pro corpo, mas também pra alma a partir de mecanismos de acompanhamento, assistência em saúde, internação, o que for preciso — relata a voluntária Maria Teresinha Mandelli Grasselli, que coordena a Hospedagem Solidária.
Segundo ela, uma organização de rotas já havia sido iniciada pelos próprios grupos voluntários que, ao entregarem algum donativo, eram informados de que outros voluntários já haviam passado no local na mesma noite.
— Ano passado demos o primeiro passo, pegando alguns contatos e mapeando por conta. Mas neste ano, felizmente, aumentou muito a quantidade de pessoas voluntárias e esta rede de apoio precisa ser direcionada para garantir atendimento a esta população que aumentou muito na pandemia — avalia a voluntária.