O movimento foi grande nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul neste sábado, dia em que o município ampliou o público da vacinação contra a covid-19 para pessoas com 55 anos ou mais.
Nos postos dos bairros, a procura se concentrou mais nas primeiras horas da manhã, enquanto na UBS Cinquentenário, ela foi constante. Pouco depois das 10h, a fila, que começava dentro do prédio, seguia pela calçada da Avenida Júlio de Castilhos e dobrava a esquina na Rua Augusto Piccoli. Ela se manteve com um média de 25 a 30 pessoas até por volta das 11h20min. Na verdade, parecia mais numerosa do que de fato era em função do distanciamento entre os usuários. Além disso, o fluxo era rápido, já que três equipes vacinavam no local. O tempo médio de espera, durante a manhã, foi de cerca de 25 minutos.
Para quem estava na fila, nem o frio e nem o tempo de espera era maior do que a alegria por receber a dose. A professora aposentada Sonia Andreazza, de 55 anos, esperava ansiosa pelo momento. Ela acompanha o calendário de vacinação por meio de um grupo de amigas em uma rede social. Achou que só poderia se vacinar na semana que vem, mas aí veio a notícia da imunização da faixa etária dela neste sábado:
— Quando vi que saiu 55 anos no sábado... Nossa! Feliz, feliz, muito feliz. Não quis esperar nenhum dia. Fiz questão de vir no primeiro dia. Chega a dar um arrepio. Esperamos tanto. Para mim, é esperança de uma volta a um normal, que seja um novo normal. É poder ter liberdade.
Para a advogada Claudia Mena Ramos, 55, também foi uma surpresa boa a ampliação do público para receber a primeira dose do imunizante.
— É um direito de todo mundo. Quanto mais pessoas eles vacinarem, mesmo que seja a primeira dose, acho bem importante, até porque está vindo muito carregamento, está vindo bastante vacina agora — ponderou.
A vacinação ocorreu em 11 pontos da cidade, das 8h30min às 14h: nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário, e nas quatro unidades vacinadoras (UBVs), Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.
A procura nas unidades dos bairros mais periféricos ficou concentrada mais no começo da manhã, segundo as equipes. Até perto do meio-dia, 150 pessoas já tinham sido vacinadas na UBS Esplanada e 165 na UBS Desvio Rizzo.
Também puderam receber a dose pessoas com doenças pré-existentes ou deficiência permanente, profissionais da educação, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias. Esses dois últimos grupos nas UBVs. Ao todo, 1.932 pessoas foram imunizadas durante o dia. Somadas à quantidade informada pelo vacinômetro na última atualização do final da tarde desta sexta, a cidade chegou a 141.814 vacinados com a primeira dose. Com a segunda, são 58.224 moradores.
A campanha segue na segunda-feira para pessoas de 54 anos ou mais. Na terça, a idade baixa para 53 e, na quarta, para 52. A partir da quinta-feira, quando inicia a faixa etária de 51 anos, além das unidades, haverá vacinação também nos drive-thru nos pavilhões da Festa da Uva e na Rua Plácido de Castro (Maesa).
Cronograma e locais:
Segunda-feira: pessoas de 54 anos ou mais
Terça-feira: pessoas de 53 anos ou mais
Quarta-feira: pessoas de 52 anos ou mais
Quinta-feira: pessoas de 51 anos ou mais
Sexta-feira: pessoas de 50 anos ou mais
Local: todas as UBSs e UBVs; na quinta e sexta, também nos drive-thru nos Pavilhões da Festa da Uva e na Rua Plácido de Castro (Maesa).
Confira os horários:
- UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário: 8h às 20h.
- Demais UBSs e UBVs: 8h às 16h.
- Drive-thru: 9h às 16h.