A campanha Doar é Viver inicia nesta quarta-feira (30), no Hemocentro de Caxias do Sul, e segue até a sexta-feira (2). A ação iniciou em Porto Alegre e seguirá também em outras cidades do estado. As inscrições para o cadastro de doadores de sangue podem ser feitas no site da campanha ou por meio do WhatsApp (51) 996991852. Se a pessoa precisar de transporte, pode solicitar pelo mesmo contato telefônico.
O objetivo da ação é incentivar a doação de sangue regular, para garantia da reposição dos estoques em toda a rede pública de hemocentros do Rio Grande do Sul (Hemorrede). O Hemocentro de Caxias do Sul atende a 49 hospitais da Serra e, atualmente, recebe cerca de 30 doações, por dia. No entanto, a necessidade seria pelo recebimento de 70 doações diárias.
A campanha é uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (SES), por meio do Departamento Estadual de Sangue e Hemoriderivados (DESH), e a empresa Otelio Consultoria. Foi lançada em 12 de junho e já realizou a mesma ação nos dias 18 e 21 deste mês no Hemocentro de Porto Alegre. O empresário Otelio Drebes, que costuma voltar-se a causas sociais, por não poder doar sangue devido à idade e por ter perdido um membro da equipe, idealizou a campanha em parceria com o Governo do Estado para amenizar as mortes por falta de sangue.
Os organizadores afirmam que não será possível resolver todo o problema, mas, a intenção é equilibrar os estoques, para que tenha disponibilidade de todos os tipos sanguíneos. A ideia é conscientizar as pessoas a tornarem-se doadores regulares, ao invés de só doar quando um familiar ou amigo precisa.
Conforme a coordenadora de captação do Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs), Gesiane Ferreira Almansa, os estoques de sangue estão críticos em todas as regiões do Estado.
— Como atendemos muitos hospitais, temos dificuldade de suprir a demanda por hemocomponentes, por causa da baixa oferta de candidatos a doação — justifica a coordenadora.
Sementes da árvore Moringa, representando a Árvore da Vida, (simbologia bíblica para fecundidade e imortalidade) são entregues aos doadores participantes, em agradecimento à solidariedade e consciência de que a doação salva muitas vidas.
O Hemocentro de Caxias do Sul fica na Rua Eernesto Alves, 2.260 — Centro.
Depois de Caxias do Sul, a programação prevista é a seguinte:
07/07 – Alegrete
14/07 – Pelotas
21/07 – Cruz Alta
28/07 – Santa Maria
04/08 – Santa Rosa
11/08 – Passo Fundo