Uma das fases mais esperadas da vacinação contra a covid-19 começou nesta terça-feira (4) em Caxias do Sul. Pessoas com 59 anos ou mais com comorbidades, como diabetes, hipertensão ou problema renal crônico, podem ser imunizados contra o coronavírus. A 3ª fase tem estimativa de vacinar 17,9 mil pessoas com comorbidades na cidade. O levantamento é realizado com base nos dados da última campanha de vacinação contra a H1N1, bem como nos números do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), estimativa populacional do IBGE e também dados do Serviço da Atenção Domiciliar (SAD). Contudo, esse público pode sofrer alteração no decorrer na campanha, segundo a prefeitura, e o número pode ser modificado, já que os grupos contemplados podem ser alterados.
No início da manhã, o movimento era tranquilo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do São Caetano e do Cristo Redentor. Com a nova fase, muda mais uma vez o perfil dos vacinados. Diabética e com pressão alta, Ana Maria Minho Castilhos, 59 anos, aguardava ansiosa pela vacina. Ela foi até a UBS Cristo Redentor acompanhada pela filha Pietra Chaves, 23.
— Estou nervosa e muito ansiosa. Não via a hora de fazer a vacina porque já tive covid-19. Foi muito ruim. Só quem pegou a doença sabe como é esperado esse momento. Quem perdeu amigos e familiares conhece bem essa dor — emociona-se.
Essa alegria era visível também em outro ponto da cidade, na UBS São Caetano. Antenor Casagrande, 59, estava emocionado antes da imunização. Com problema renal crônico, ele carregava em mãos o laudo do médico, essencial para quem vai receber a dose.
— Hoje só o dentista tira o sorriso do meu rosto — disse, sorridente, ao apresentar os documentos antes de ser imunizado.
Soldador aposentado, ele conta que se cuida e que sempre diz aos familiares que é o momento de cuidar de si e do outro:
— Sempre digo a quem não se cuida: quando chega a doença, tem medo de morrer, mas é preciso se cuidar. Eu fico tranquilo em casa. Cada um tem que fazer sua parte.
Anerci das Graças Gordinho Pereira, 65, também estava feliz por ser imunizada. Ela é hipertensa, tem diabetes e trombose. Apesar da idade dela já ter sido contemplada pela campanha, ela ainda não tinha sido imunizada por, até então, estar com sintomas gripais.
— Eu tive covid-19 no ano passado. Usei oxigênio e me recuperei depois de um susto grande. Não precisei ir para o hospital, mas fiquei muito mal. Só com a vacina pra se salvar porque eu não aguentaria a covid-19 outra vez — acredita.
Atenção à idade
Mesmo que a prefeitura tenha divulgado em todos os canais de comunicação que é necessário estar atento à idade e não apenas às comorbidades (confira serviço completo abaixo), algumas pessoas procuraram de forma errada as UBSs na manhã desta terça em busca da imunização. Ana Helena Fernandes dos Santos, 58, foi até a UBS Centro, mas pelo critério da idade ela será vacinada somente na quinta-feira (6).
— Tenho diabete, pressão alta e sofri um AVC aos 43 anos, então hoje sou deficiente física. Estou ansiosa para fazer a vacina e me sentir mais segura. Vou voltar na quinta-feira para fazer a dose — garante.
Serviço
A aplicação da primeira dose em Caxias do Sul para pessoas com comorbidades, de 59 anos ou mais, gestantes e puérperas segue nesta terça e quarta-feira (5) em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades básicas vacinadoras, exceto a São Vicente, das 8h às 16h. Na quinta e sexta-feira, começa a imunização para quem tem 58 anos ou mais e comorbidades.
Para fazer a vacina é obrigatório apresentar atestado médico que comprove a comorbidade ou receita médica que confirme a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano.
Na primeira fase serão vacinadas pessoas com Síndrome de Down, doentes renais crônicos que fazem diálise e gestantes e puérperas com comorbidades. Nestes três casos, devem ter 18 anos ou mais. Também serão vacinadas na primeira etapa pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada. Nestes casos, iniciando pelas de 59 anos e diminuindo progressivamente até 55 anos.
Na segunda fase, ainda sem data para início, serão imunizadas pessoas de 54 a 18 anos com comorbidades, também progressivamente, iniciando pelas de 54. Essa etapa inclui pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada e gestantes e puérperas independentemente de comorbidades.
Em Farroupilha
Em Farroupilha, a vacinação de pessoas com comorbidades nesta terça ocorre em moradores dos bairros América e Cinquentenário. No bairro América, a imunização será realizada no posto de saúde, em formato drive-thru. Já no bairro Cinquentenário, a aplicação será na sala de vacinação do posto de saúde local. Em ambos os bairros, a vacinação ocorre das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.
São vacinadas pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal acima de 18 anos, gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos, pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada de 55 a 59 anos de idade.
Em Bento Gonçalves
Bento Gonçalves inicia a vacinação do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas nesta terça-feira. Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos terão aplicação no Espaço de Saúde do Idoso, no bairro Progresso, na quinta-feira, dia 6. Não é necessário agendamento nem comprovação. Pacientes renais crônicos, acima dos 18 anos, serão vacinados no próprio serviço de diálise, no Hospital Tacchini.
Para o grupo 2 será realizado o agendamento por meio do telefone (54) 3771 4250. A vacina será realizada no Espaço de Saúde do Idoso, no bairro Progresso. Fazem parte desse grupo gestantes e puérperas com comorbidades maiores de 18 anos, com atestado médico e carteira da gestante (não devem ter realizado a vacina da gripe nos últimos 15 dias); pessoas com deficiência cadastradas no BPC entre 55 e 59 anos (apresentar cópia atualizada da comprovação da comorbidade e a identificação será pelo cadastro ativo); pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos (lista a baixo).