Na manhã desta segunda-feira (3) a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) definiu a destinação das doses do novo lote de vacinas contra a covid-19 que chegou ao RS, parte delas que serão destinadas à Serra. O grupo, formado pelo governo do Estado e conselhos dos secretários municipais de saúde, também determinou o público que será contemplado com a nova remessa.
As doses AstraZeneca serão usadas para ampliar a imunização das pessoas com comorbidades e as Coronavac serão utilizadas na totalidade para a segunda aplicação (D2) de quem já recebeu a primeira há 28 dias ou mais. Elas serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e a municípios próximos da capital durante a terça-feira (4). As vacinas do laboratório Pfizer, que estão previstas para chegar ao Rio Grande do Sul na noite desta segunda, serão destinadas para a vacinação em Porto Alegre.
O Rio Grande do Sul recebeu nesta manhã 413.750 doses da AstraZeneca que junto com as que chegaram na na última semana somam 458.614 aplicações. Elas serão todas utilizadas para primeira dose do grupo das comorbidades, iniciando a fase 2, de gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias) maiores de 18 anos, independente de condições pré-existentes; pessoas com comorbidades de 40 a 53 anos; e pessoas de 40 a 54 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ainda, 318 doses serão destinadas à continuação da vacinação de militares que integrarão a Operação Acolhida. Para a área da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde serão destinadas 48.440 doses.
Coronavac
Serão distribuídas no Estado 31.780 doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan. Todas elas deverão ser usadas na segunda dose de quem recebeu a primeira há 28 dias ou mais. Essa quantidade será suficiente para cobrir 97% do público que se vacinou com as doses recebidas dia 20 de março. Para a Serra virão 2.950 doses, cerca de 10% do necessário para atingir as mais de 30 mil pessoas que aguardam a segunda dose na região.
Pfizer
As 32.760 doses da Pfizer/Biontech, chegarão em Porto Alegre em voo com aterrissagem prevista para as 19h45mindesta segunda. Elas serão distribuídas por postos de saúde da Capital, e também serão utilizadas para avançar o grupo das comorbidades.
Incluindo as doses que chegaram nesta segunda, o Estado já recebeu doses suficientes para vacinar com a primeira aplicação (D1) 661.659 pessoas com comorbidades.
Primeira dose para comorbidades em Caxias
Em Caxias, a aplicação da primeira dose para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas começa nesta terça-feira (4) em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades básicas vacinadoras, exceto a São Vicente, das 8h às 16h. A vacinação para esse grupo continua na quarta-feira (5). Para fazer a vacina será obrigatório apresentar atestado médico que comprove a comorbidade ou receita médica que confirme a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano.
Na primeira fase serão vacinadas pessoas com Síndrome de Down, doentes renais crônicos que fazem diálise e gestantes e puérperas com comorbidades. Nestes três casos, devem ter 18 anos ou mais. Também serão vacinadas na primeira etapa pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada. Nestes casos, iniciando pelas de 59 anos e diminuindo progressivamente até 55 anos.
Na segunda fase, ainda sem data para início, serão imunizadas pessoas de 54 a 18 anos com comorbidades, também progressivamente, iniciando pelas de 54. Essa etapa inclui pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada e gestantes e puérperas independentemente de comorbidades.
Em Farroupilha
Em Farroupilha, a vacinação de pessoas com comorbidades começou nesta segunda-feira (3). A imunização ocorre no campus da Universidade de Caxias do Sul, na Rodovia dos Romeiros, em formato drive-thru. A ação ocorre das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. A vacinação nesta segunda é destinada a moradores da região central de Farroupilha e de comunidades do interior ou de bairros onde não há posto de saúde.
Na terça-feira (4) serão vacinados moradores dos bairros América e Cinquentenário. No bairro América, a imunização será realizada no posto de saúde, em formato drive-thru. Já no bairro Cinquentenário, a aplicação será na sala de vacinação do posto de saúde local. Em ambos os bairros, a vacinação ocorre das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.
São vacinadas pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal acima de 18 anos, gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos, pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada de 55 a 59 anos de idade.
A vacinação é realizada com o lote de 2.175 doses que chegou à cidade no sábado (1º).
Bento Gonçalves inicia a vacinação do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas nesta terça-feira. Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos terão aplicação no Espaço de Saúde do Idoso, no bairro Progresso, na quinta-feira, dia 6. Não é necessário agendamento nem comprovação. Pacientes renais crônicos, acima dos 18 anos, serão vacinados no próprio serviço de diálise, no Hospital Tacchini.
Para o grupo 2 será realizado o agendamento a partir desta segunda-feira, das 9h às 17h, por meio do telefone 54 3771 4250. A vacina será realizada no Espaço de Saúde do Idoso, no bairro Progresso. Fazem parte desse grupo gestantes e puérperas com comorbidades maiores de 18 anos, com atestado médico e carteira da gestante (não devem ter realizado a vacina da gripe nos últimos 15 dias); pessoas com deficiência cadastradas no BPC entre 55 e 59 anos (apresentar cópia atualizada da comprovação da comorbidade e a identificação será pelo cadastro ativo); pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos (lista a baixo).
Canela vacina grupos com comorbidades
Em Canela a vacinação contra a covid-19 ganha sequência nesta segunda-feira (3) para pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades ou portadoras de deficiências cadastradas junto ao INSS. A campanha ocorre no Centro de Feiras e na Unidade de Saúde do Canelinha, das 8h às 16h30, sem fechar ao meio dia. Pacientes em tratamento de hemodiálise, gestantes e puérperas com comorbidades também têm acesso à vacina na cidade. Além dos grupos prioritários, segue no município a vacinação da primeira dose da Oxford/AstraZeneca para idosos com 60 anos ou mais e também a aplicação da segunda dose da para os Oxford/AstraZeneca em profissionais da saúde que já cumpriram o período de três meses após a primeira dose.
Conforme comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de Canela, as vacinas destinadas para aplicação das segundas doses da CoronaVac estão esgotadas. A prefeitura afirma que o Departamento de Vigilância Epidemiológica comunicará uma nova data para que os idosos que necessitam da 2ª dose completem o sistema vacinal, assim que houver a confirmação por parte da 5ª Coordenadoria de Saúde do envio de uma nova remessa de vacinas.
Gramado segue com idosos de 60 anos ou mais
Com a nova remessa da Oxford/AstraZeneca do final de semana, o município de Gramado mantém a vacinação de primeira dose para idosos com 60 anos ou mais. Nesta segunda-feira a aplicação ocorre em formato drive-thru, no ExpoGramado, das 14h às16h. A ação contará com 350 doses da Oxford/AstraZeneca. Na terça-feira (4), o grupo da referida faixa etária pode buscar a primeira dose na Vila Olímpica, das 7h30min às 11h30min, em ação que não será no formato drive-thru, com 70 doses do mesmo imunizante a serem aplicadas. Conforme boletim mais recente do município, publicado na sexta-feira (30), Gramado já aplicou 11.087 doses da vacina contra a covid-19, sendo 7.546 de primeira dose e 3.541 de segunda dose.