Farroupilha, Veranópolis e Fontoura Xavier — que também é abrangida pela Corsan regional — são hoje os locais que enfrentam situações mais preocupantes em relação ao abastecimento de água no Nordeste gaúcho. De acordo com o superintende regional da Corsan, Tiago Dellanhese, em Fontoura Xavier o reservatório opera em 20% da capacidade e os moradores estão sendo abastecidos com caminhões-pipa há cerca de uma semana. Já nas cidades da Serra — Farroupilha e Veranópolis — os reservatórios ainda não estão operando abaixo do normal, mas a projeção meteorológica para chuvas abaixo da média ao longo deste mês acende um alerta para a possibilidade de mais redução nos níveis dos reservatórios de toda região, que vêm baixando desde dezembro de 2020.
— Estamos acompanhando a questão meteorológica, que projeta um volume pluviométrico abaixo da média para este mês e, por isso, estamos tomando medidas preventivas para que não ocorra nenhuma instabilidade no sistema — afirma o superintendente.
Segundo ele, para garantir a continuidade do abastecimento em Veranópolis, a água captada do Arroio Ranchinho está sendo destinada somente ao município; esta água também chegava aos lares de Nova Prata, que agora ficam somente com a captação do Rio da Prata, onde o sistema está recebendo melhorias, afirma Dellanhese.
Em maio de 2020, o baixo nível da barragem do Rio Burati, em Farroupilha, fez com que o município decretasse estado de calamidade. O superintendente relata que o nível ainda está dentro da normalidade neste ano, mas que uma bomba flutuante foi instalada para garantir a captação nas partes onde há desnível do solo. Esta medida, segundo ele, deve garantir o abastecimento pelos próximos dois meses.
Além disso, os reservatórios de todas as cidades abrangidas pela Corsan regional irão passar por desassoreamento:
— A gente retira resíduos, como areia e terra, e isso aumenta a capacidade volumétrica de reservação — explica Dellanhese.
De acordo com ele, estas obras devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021. O investimento para execução gira em torno de R$ 25 milhões. Serão contemplados todos os reservatórios abrangidos pela regional Nordeste, sendo eles em Garibaldi, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Veranópolis e Fontoura Xavier.
Ainda que as medidas preventivas estejam sendo tomadas, Dellanhese reforça a importância do consumo racional de água, que deve ser praticado sempre pela população.
Situação em Caxias
Em Caxias do Sul, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) afirma que o abastecimento na cidade não está prejudicado. Por meio de assessoria, a concessionária afirmou na manhã desta segunda-feira (3) que a barragem do Faxinal chegou a baixar um metro em virtude da estiagem, mas garantiu que não há interrupção em função disso.