Apesar da informação do governo do Estado, divulgada na manhã desta segunda-feira (26), de que as aulas para a Educação Infantil estão suspensas, o Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares de Caxias do Sul (Sinpré), mantém a abertura das escolinhas - a maioria está em funcionamento nesta segunda-feira.
Segundo a tesoureira do sindicato, Marina Dallegrave, o Sinpré não recebeu informação oficial até o meio-dia desta segunda. Além das aulas, há uma mobilização para ações específicas, a partir das 14h e até as 16h, com o objetivo de ofertar atividades para o bem-estar das crianças.
A presidente do Sinpré, Bruna Volpato, enviou, por meio de nota, um posicionamento em que demonstra preocupação com os pequenos:
— Precisamos olhar para as crianças que estão sofrendo enormes prejuízos de cunho social, afetivo e emocional. Todos os debates parecem esquecer as crianças, os seus sentimentos, medos e como estão sendo tratadas.
A presidente garante que as atividades estão mantidas.
— A orientação é que as escolas façam essa dinâmica da forma como for possível, seja presencial, seja remota - diz.
Questionada sobre as escolas seguirem recebendo alunos nesta segunda-feira, mesmo após a suspensão pelo governo do Estado, Bruna entende que há amparo legal para a decisão:
— Hoje as crianças já estão na escola, pois seguimos o decreto do município. Se houver decisão judicial contrária da decisão de hoje, às 18h, iremos informa.
Confira a programação das ações que são divulgadas em documento enviado aos pais pelo Sinpré:
SEGUNDA (26/04) – Dia de minimizar os prejuízos causados pelo afastamento social e retomar o vínculo com os colegas e ambiente escolar, por meio de rodas de conversa, partilha de novidades entre as crianças e expressões de sentimentos.
TERÇA (27/04) – Dia da ação social, onde as crianças confeccionarão “ações – vídeos – cartas de apoio” de incentivo aos profissionais da saúde da cidade, que estão a mais de um ano combatendo o covid-19.
QUARTA (28/04) – Dia de agradecer quem passou por este afastamento social, sem aulas presenciais, com essas crianças - pais, avós, cuidadoras, tios, vizinhos. Dia de agradecer quem esteve conosco na luta pelo retorno das aulas presenciais.
QUINTA (29/04) – Dia de falar sobre hábitos saudáveis e de realizar atividades físicas de cuidado com o corpo.
SEXTA (30/04) – Dia da celebração dos resultados socioemocionais positivos conquistados durante a semana das dinâmicas de grupo.