Foram identificados pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Sáude de Caxias do Sul mais 10 focos do mosquito Aedes aegypti no município. Desde o início deste ano, já foram cerca de 32. Em 2020, o setor localizou 27 focos do inseto, contra 34 em 2019. Para eliminar os mosquitos adultos, a pasta está investindo na aplicação de um adulticida em áreas públicas. A ação é desempenhada por agentes especialistas em endemias e é efetivada em cinco ciclos. Já foram realizadas duas etapas: uma em 25 de fevereiro e outra no dia 1º de março. Os próximos três ciclos ocorrem nos dias 5, 10 e 14 deste mês.
Os últimos focos foram encontrados nos bairros Cristo Redentor (um mosquito adulto), De Lazzer (em uma caixa d’água e em uma carcaça de carro), Jardim América (em água acumulada em uma lona), Nossa Senhora de Lourdes (um em balde), Cruzeiro (em um pote e em um vaso) e Charqueadas (em um balde, um pote e uma caixa d’água). No momento, há mais dois casos suspeitos de dengue no bairro Cristo Redentor.
Além das ações adotadas pelo Poder Público, é importante a dedicação da população com os cuidados para frear a proliferação do mosquito.
— A indicação que a gente tem é que uma vez por semana as pessoas verifiquem sua residência, seu terreno baldio, seu comércio, principalmente na área externa, identificando possíveis criadouros, eliminando eles salientou a médica veterinária da vigilância, Delvair Zortéa da Silva.
Delvair salientou ainda que a mesma preocupação e cuidados dispensados pela população para evitar o contágio pela covid-19, neste momento, devem ocorrer com relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, diante do aumento de focos de dengue na cidade.
— O controle deste mosquito depende muito da questão comportamental, então é realmente as pessoas desenvolverem, como na pandemia, o cuidado. Não podemos desmerecer, é mais uma virose, mais uma doença, que causa problemas e até mesmo muito graves.
Afim de evitar a proliferação do mosquito da dengue, confira algumas dicas:
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
- Recolher o lixo do pátio;
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca;
- Tampar caixas d’água;
- Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
- Limpar as calhas;
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
- Eliminar os pratinhos das plantas.
Para que os agentes realizem as vistorias nos locais suspeitos de foco do mosquito, podem ser feitas denúncias por meio do número, 156, do Alô Caxias.