Uma celebração de casamento que acontecia no início da noite de sábado (13), em Gramado, foi encerrada pela Brigada Militar (BM) e pela Fiscalização Sanitária da prefeitura. Cerca de 50 pessoas estavam na festa, que é proibida pelo protocolo da bandeira preta do modelo de distanciamento controlado, vigente em todo o Estado.
Segundo a BM, o noivo se identificou como responsável pelo evento e disse acreditar que como, seria uma cerimônia íntima com "poucas pessoas", estaria autorizado a realizar a festa. O padre que estava celebrando o casamento informou que tinha interpretado como autorizado situações de casamento, acreditando se enquadrar como cerimônia religiosa, permitida pelo decreto estadual.
Os convidados foram orientados a desfazer a aglomeração. Uma denúncia anônima levou a fiscalização à festa, localizada na Estrada do Moleque, Bairro Várzea Grande. De acordo com a BM, a festa clandestina configura crime do Artigo 268 do Código Penal (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa), conforme Decreto Estadual 55783/21.