Caminhoneiros voltaram a se manifestar contra o alto preço do diesel na manhã desta quarta-feira (3) na Serra. O grupo se reuniu em um posto de combustíveis no km 116 da RS-453, em Farroupilha, onde eles já haviam realizado uma manifestação na tarde de terça-feira (2).
Embora a concentração tenha começado por volta das 7h, o protesto iniciou mesmo por volta de 10h30min. Conforme acordado com policiais do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), que acompanharam o ato, o grupo convidou outros caminhoneiros a parar no posto. Não houve interrupção de trânsito e os motoristas que aderiram à manifestação ficaram dentro dos caminhões.
— Fizemos mais para chamar a atenção mesmo — afirmou Evandro Luna, um dos participantes, após o protesto.
O ato terminou por volta das 11h30min. Cerca de 15 minutos depois praticamente não havia mais caminhões no pátio do posto. Segundo os caminhoneiros, cerca de 50 manifestantes convidaram outros motoristas a parar e em torno de 100 aderiram à paralisação. Já o CRBM afirma que eram 20 participantes e 50 caminhoneiros aceitaram se concentrar no pátio do posto.
Somente em 2021, a Petrobras anunciou cinco elevações no preço do litro do óleo diesel. Na última segunda-feira, um novo reajuste foi divulgado, com previsão de elevação de 5,2% no preço do combustível na saída das refinarias. Já em 19 de fevereiro, outra atualização havia sido anunciada, com elevação de 15% no preço do diesel. No acumulado do ano, a elevação do preço na refinaria é de 33,9%.