Caxias do Sul e Gramado lançaram nessa semana o vacinômetro, que é uma ferramenta no site das prefeituras, para que a população acompanhe quantas doses da vacina contra covid-19 foram aplicadas nos municípios. Já Nova Roma do Sul não utilizou a ferramenta, mas publicou uma lista com os nomes dos profissionais de saúde que foram imunizados na cidade. A divulgação foi feita na última semana e atualizada no final da manhã desta sexta-feira (5). A lista pode ser acessada neste link.
A imunização em Nova Roma do Sul começou no dia 20 de janeiro, sendo que o primeiro nome da lista é da médica Bruna Buske Casara, 28 anos. Ela mora em Caxias do Sul, mas atua na linha de frente do combate à doença no município. Com 3,7 mil habitantes, Nova Roma do Sul está na lista das cidades que receberam apenas 10 doses da vacina na primeira remessa, 30 na segunda e 10 na terceira. Destas 50 doses, 49 já foram aplicadas. Falta apenas imunizar um dentista que foi infectado pelo coronavírus e por isso ainda não foi vacinado. Com a imunização desse profissional, Nova Roma do Sul terá vacinado todos os servidores da área de saúde, tanto pública quanto privada.
O vice-prefeito e secretário da Saúde, Roberto Panazzolo (PT), explica que o município optou pela publicação por uma questão de transparência diante de notícias sobre pessoas que tentavam burlam as regras e serem vacinadas sem estar nos grupos prioritários:
— Seguimos o protocolo de vacinação e decidimos divulgar a lista para que as pessoas tenham essa informação de quem recebeu as doses da vacina. Com essas 50 doses que a gente recebeu conseguimos aplicar em todos os trabalhadores de saúde do município, tanto da área pública quanto da área privada. São 35 que atuam na rede municipal, e destes, 16 na linha de frente, e 15 servidores particulares, mas que estão contemplado pela normativa do governo do estado.
A expectativa agora é para iniciar a vacinação dos idosos acamados, e depois começar a imunizar aqueles que têm mais de 60 anos. Sobre divulgar esses nomes, ele diz que o município está avaliando.
— Não sei se vamos divulgar o nome dos idosos ainda. Estamos avaliando por uma questão de ética, vamos ver se a gente consegue trabalhar melhor isso. A divulgação dos servidores da saúde, a gente achou importante deixar bem transparente para nossa comunidade. Divulgamos para deixar transparente. Como são doses com recursos públicos, nada mais justo que se publique os nomes — defende ele.
A estimativa é que até junho sejam vacinados 750 pessoas acima de 60 anos.
— Estamos ansiosos para receber mais doses. A minha impressão é que até a metade do ano a gente consiga vacinar todos acima de 60 anos. Eu acredito e torço para isso. Precisamos muito, daí sim podemos pensar em voltar à normalidade. Acredito que a única forma que a gente tem para resolver e diminuir essa questão da pandemia é a vacinação. Penso que as autoridades devam fazer o possível para isso e destinar recursos que viabilizem muitas doses
Panazzolo ressalta ainda que não foram notificadas intercorrência ou notificações à respeito de reações que possam ter sido provocadas pela vacina no município. A cidade também já tem garantida 10 imunizantes para garantir a aplicação dos dez profissionais vacinados com a primeira remessa da CoronaVac.
Contraponto
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) aponta que:
"Há uma lei de Proteção de Dados, que assegura sigilo de identidade. É uma decisão do município o fornecimento de informações. Cabe a cada município. Pelo SUS, as esferas têm suas responsabilidades, uma não se sobrepõe a outra", afirma a pasta por meio da assessoria de comunicação.