Estão sendo aplicadas neste domingo as provas dos concursos públicos da prefeitura de Caxias do Sul. O certame foi mantido mesmo com a classificação do município em bandeira preta, situação que chegou a gerar dúvidas entre os candidatos quanto à realização na data prevista.
As provas ocorreram pela manhã, para os cargos de secretário de escola, professor em diversas áreas, engenheiro civil, técnico em contabilidade, técnico em informática, auxiliar de saúde bucal e eletricista, e também à tarde, para o cargo de agente administrativo. Cerca de 14 mil pessoas se inscreveram para tentar uma das 12 vagas em disputa, além do cadastro de reserva.
Na Escola Maria Araci Trindade Rojas, no bairro Santa Lúcia, um dos 19 locais utilizados para a aplicação das provas, os candidatos da tarde começaram a chegar por volta das 13h, procurando a sombra oferecida pelas árvores do outro lado da rua. Os portões foram abertos às 13h30min e fecharam às 14h30min.
Na recepção aos candidatos, as equipes se dividiam para aplicar álcool gel nas mãos, aferir a temperatura corporal no pulso, conferir documentação e encaminhar para a devida sala. Além de máscara e dos materiais próprios para o uso da prova, alguns também levaram o próprio álcool gel e a garrafa d’água - obedecendo à regra de usar recipiente transparente e sem rótulo. Foi o caso da candidata Valesca Oliveira, 45, que prestaria o teste para agente administrativo.
- Depois de tanto tempo fazendo curso, estudando as leis, acho que todo mundo ficou angustiado com a possibilidade de adiamento. Foi um alívio quando veio a confirmação. Fiz questão de trazer todo o material necessário e mais um pouco - comenta Valesca, que é servidora municipal com cargo de operária e busca uma remuneração melhor dentro do serviço público.
A realização do exame está a cargo da empresa Legalle Concursos, com apoio técnico de servidores municipais e parceria com a Fiscalização de Trânsito e Guarda Municipal.