Motoristas que circulam pela RS-122 entre Caxias do Sul e Antônio Prado precisam novamente ter atenção a restrições causadas pelas obras de recapeamento da rodovia. O trabalho estava interrompido desde o fim de dezembro devido ao recesso de ano novo e foi retomado na última segunda-feira (4).
Conforme informações repassadas pela área técnica da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), as equipes trabalham em duas frentes. A primeira entre o km 81, na saída de Caxias do Sul, e o km 103, pouco depois do pedágio de Flores da Cunha. Outro grupo trabalha entre os quilômetros 112 e 122, já na área de Antônio Prado. Assim que os dois segmentos forem concluídos, o trabalho se concentrará entre os quilômetros 103 e 112, entre Flores da Cunha e Antônio Prado.
Nos últimos dias, motoristas chegaram a relatar que as equipes ainda não estavam no trecho, mas a EGR garante que o recapeamento foi retomado.
As obras começaram no fim de novembro e têm conclusão prevista para março deste ano. O trabalho consiste na retirada da camada asfáltica atual e aplicação de nova pavimentação, além da sinalização.
A obra está orçada em R$ 6 milhões e será paga com recursos do pedágio de Flores da Cunha. Schmitt destaca, no entanto, que os investimentos da EGR no trecho ficam limitados à conservação, porque a rentabilidade do pedágio é baixa devido ao desvio que existe na região.
Além do trecho entre Caxias do Sul e Antônio Prado, a RS-122, entre São Vendelino e Portão, também utilizado com frequência por moradores da Serra, vai passar por recapeamento. O contrato para a obra já foi assinado.