E-mails falsos, com um remetente que sugere ser do Ministério da Saúde, estão circulando pela internet, com supostos cadastros e confirmações de dados para a vacinação contra a covid-19. A Prefeitura de Caxias do Sul alertou na tarde desta sexta-feira (22) que a Secretaria Municipal da Saúde não está realizando esse procedimento e, além das mensagens incorretas, elas podem conter vírus.
A pasta enaltece que a população deve buscar as informações em canais oficiais, como o site da prefeitura, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde e os canais oficiais do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Primeira fase na cidade
Na primeira fase da imunização, Caxias do Sul recebeu 6 mil doses da vacina, que são destinadas aos profissionais de saúde da linha de frente, aos idosos que vivem em casas asilares a aos profissionais que trabalham nos asilos. Os demais grupos, ainda sem data para vacinação são: idosos com 80 anos ou mais e idosos de 75 a 79 anos. A imunização para este público só será feita quando chegarem mais doses das vacinas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o grupo prioritário é composto por cerca de 33 mil pessoas. Na segunda fase, estão 41 mil pessoas; na terceira, 18 mil; e na quarta, 6 mil.
Não há vacina em UBS
Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização (6 milhões em todo o país, 340 mil no RS), a prioridade para receber as doses é dos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus, idosos que vivem em lares de longa permanência ou acima dos 75 anos e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas previstas nos grupos prioritários.