A Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com entidades públicas e empresas, desenvolve uma pesquisa com utilização de Inteligência Artificial para identificação com antecedência de focos de infecção de covid-19 entre a população. O projeto é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. A intenção é criar um modelo de identificação e previsão de contaminação para auxiliar o poder público na tomada de decisões ágeis para minimizar o contágio pelo vírus.
O rastreamento se baseia em um modelo matemático, com utilização de capacidade computacional capaz de mapear a tendência de contágios e projetar o cenário futuro de infecções a partir da leitura de dados oficiais já coletados.
No momento, a pesquisa encontra-se em fase de análise exploratória de dados e de estruturação técnica de modelagem matemática/computacional.
O que é jornalismo de soluções, presente nesta reportagem?
É uma prática jornalística que abre espaço para o debate de saídas para problemas relevantes, com diferentes visões e aprofundamento dos temas. A ideia é, mais do que apresentar o assunto, focar na resolução das questões, visando ao desenvolvimento da sociedade.
Governos estadual e municipal auxiliam na equipe de pesquisa, que tem apoio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC-Caxias); o Instituto de Pesquisas em Saúde/Centro de Saúde Digital da UCS; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); o Instituto Hélice; a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O financiamento ocorre por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da própria UCS.