A região da Serra voltou a ser classificada na bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado. A 31ª rodada foi divulgada na tarde desta sexta-feira (4). Desta vez, apenas uma das 21 regiões do Estado não foi considerada como de risco alto de contágio pelo coronavírus. No período que inicia na próxima terça-feira (8) e segue até o dia 14, somente Taquara e seus oito municípios vão ficar na bandeira laranja, considerada de risco médio.
O governo do Estado apontou a região de Caxias entre as com maior número de novos registros de hospitalizações na semana, por local de residência do paciente, com 162 casos. O governo ainda destacou que, para o total do Rio Grande do Sul, houve piora em todos os indicadores. Entre as maiores variações estão o número de casos de Covid-19 ativos (aumento de 20%), os internados em leitos clínicos com Covid-19 registrados nos últimos sete dias (+15%) e os óbitos nos últimos sete dias (+29%).
A Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) informou que vai recorrer da decisão, por meio do Observatório Regional da Saúde. Na segunda-feira (7) serão anunciadas as bandeiras definitivas. O sistema de cogestão do Distanciamento Controlado segue suspenso no próximo ciclo.
Na região da Serra, 16 municípios podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. Confira aqui.