O governo divulgou o mapa definitivo do Modelo de Distanciamento Controlado na tarde desta segunda-feira (7), indicando que todos os recursos interpostos foram negados e as 20 regiões classificadas como de alto risco, na última sexta-feira, permaneceram em bandeira vermelha nesta semana.
A justificativa para negar os recursos foi a elevação de casos confirmados e de hospitalizações em leitos de UTI de pacientes com covid-19. Mesmo que algumas regiões tenham apresentado média final menor do que na semana passada, o Gabinete de Crise optou pela manutenção das restrições mais severas em um esforço para diminuir o contágio até o dia 14.
A única região classificada em bandeira laranja (risco epidemiológico médio) é a região de Taquara, com oito municípios. Isso significa que 98% da população gaúcha está situada em cidades cujo nível de contágio é considerado alto.
A Macrorregião da Serra vinha em uma sequência de 16 semanas em bandeira laranja até o dia 30 de novembro quando teve a classificação de alto risco confirmada na 30ª rodada do modelo. Nesta semana, continuou em bandeira vermelha.
Segue ainda a determinação do governo estadual que as regiões nessa classificação não podem adotar os protocolos mais brandos. O sistema de cogestão está temporariamente suspenso.