Levantamento da Secretaria Municipal da Saúde mostra que Caxias do Sul têm média de 228 pacientes em tratamento por câncer de próstata por mês. De janeiro a agosto, os dados mais recentes disponíveis, foram 1.769 casos tratados com hormonioterapia, quimioterapia ou radioterapia. Outros 60 precisaram de internação hospitalar para tratamento clínico ou cirúrgico. A média é um pouco superior que a do ano passado, quando foram 218 por mês.
A Secretaria Municipal da Saúde também divulgou informações sobre mortes pela doença, mas apenas a comparação de 2018 com 2019, o que mostrou uma redução: foram 41 há dois anos contra 26 no último ano. Dados consultados pela reportagem no sistema da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde apontam que foram 19 mortes até agosto de 2020.
O assunto ganha particular importância neste mês devido à campanha Novembro Azul, que chama a atenção para a doença. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em Caxias, o Programa Municipal de Vigilância, Verificação Precoce e Controle do Câncer de Próstata (VivePróstata) estimula o rastreamento do tumor em grupos populacionais de risco, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce em centros especializados em oncologia da cidade. O secretário da Saúde, Jorge Olavo Hanh Castro, pontua que houve um salto no tratamento do câncer de próstata nos últimos anos:
— O número de pessoas em tratamento de 2018 para 2019 aumentou em quase 50%. Um acréscimo bastante expressivo. Porém, também aumentamos a oferta de exames para diagnóstico da doença. Os homens estão mais conscientes e estão procurando ajuda médica de forma mais precoce, o que ajudou na diminuição dos óbitos pela doença.
O rastreamento do câncer de próstata é realizado em todos os postos de saúde. De acordo com a Secretaria da Saúde, essa avaliação é indicada para todos os homens com idade entre 50 e 70 anos. Aqueles que têm histórico familiar de câncer de próstata em parentes de primeiro grau devem iniciar os exames preventivos aos 40 anos.
Conscientização nas UBSs
Devido ao Novembro Azul, ações de conscientização sobre o câncer de próstata foram intensificadas na rede pública de saúde de Caxias. O tema é abordado com usuários das Unidades Básicas de Saúde por meio de conversas, confecção de murais informativos, entre outras iniciativas. Os prédios da Secretaria da Saúde, Educação, Prefeitura e o Monumento Jesus Terceiro Milênio estão iluminados na cor azul. Além disso, o Monumento ao Imigrante veste máscaras alusivas à Campanha.