Ainda no mês de dezembro, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) na região da Serra gaúcha contará com 21 novos soldados. A formatura ocorre nesta sexta-feira (20), às 9h, no Ginásio Gigantinho em Porto Alegre. O curso iniciou em maio e resultará em 84 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Eles irão selecionar as cidades em que pretendem atuar, levando em conta a necessidade de cada área. Os melhores colocados no curso serão os primeiros a escolher a cidade para trabalhar.
Conforme o comandante do 5º BBM, Julimar Fortes Pinheiro, foram quatro turmas neste ano, três em Porto Alegre, na Academia de Bombeiro Militar, e uma em Bento Gonçalves, no Centro de Capacitação e Treinamento, que é uma extensão da academia. Na Serra, 22 alunos realizaram a capacitação.
— Com relação aos 84 novos soldados, a prioridade que o Comando Geral estipulou foi para atender as necessidades da Região Metropolitana e aqui da Serra gaúcha — destaca.
25% dos novos soldados atuarão na Serra
Os 21 novos soldados do 5º BBM serão divididos, entre pelotões e companhias, em nove organizações. Os municípios que receberão os reforços são: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Canela, Flores da Cunha, São Marcos, Vacaria, Farroupilha e Veranópolis
— Esse reforço vai ser ótimo até porque estamos tendo uma regularidade de inclusões. Nestes últimos anos tivemos cursos e inclusive, já temos uma previsão de inclusão para o ano que vem de novos soldados. Receberemos um coeficiente numérico bastante considerável. São 12 batalhões no Estado, além da academia e do próprio comando geral, e nem todos receberão efetivos novos.
O comandante destaca ainda, que a região está satisfeita com o número de soldados que será direcionado e principalmente por estar entre as prioridades, pois realmente existe a necessidade devido ao elevado número de ocorrências.
O curso
A turma de novos bombeiros militares iniciou o curso de formação em maio deste ano. Conforme o comandante, foram adotados todos os procedimentos sanitários necessários e as aulas foram híbridas. Algumas atividades necessitavam de práticas presencias e outras, puderam ser realizadas de modo virtual. Durante as aulas presenciais, os alunos eram divididos em grupos de, no máximo, 30 pessoas, dentro do limite estabelecido pelo decreto de calamidade pública estadual.
Caxias e Bento não operam com todas as unidades
Em Caxias do Sul são quatro quartéis e é possível manter em operação, segundo o comandante, de dois a três. Isso, devido à deficiência de efetivo que impede que todos operem 24 horas por dia, por sete dias da semana. É desde 2012 que o município não opera com todas as unidades.
— Temos um na Rua Vinte de setembro (Central), um no bairro Cruzeiro, um no bairro Rizzo, um desativado na Zona Norte e um dentro do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. Normalmente mantemos três quartéis ativos: o Central, o do bairro Rizzo num turno, o do cruzeiro no outro e o do aeroporto — explica.
Assim como Caxias, Bento Gonçalves possui mais de um quartel, de modo que as duas cidades são as maiores do 5º BBM. No município, dos três quartéis, há condições de operar apenas com o Central e agora, devido ao curso, o Centro de Capacitação e Treinamento está em atividade. Já o quartel localizado no bairro Fenavinho é aberto esporadicamente.
Já os municípios com apenas um quartel, caso de Gramado, Canela, Flores da Cunha, São Marcos, Vacaria, Farroupilha e Veranópolis, não têm registros de fechamento. Eles se mantêm em atividade.
Leia também
Combate a incêndio é realizado há mais de 24 horas em central de resíduos de Pinto Bandeira
Adolescente de 16 anos morre 17 dias após ser baleada em Caxias do Sul
Rapper caxiense Chiquinho Divilas lança o livro "Hip hop nas escolas - O Rap Fala" nesta sexta-feira