O evento Movimento Sobre Rodas RS reuniu cerca de 1,6 mil pessoas em 900 automóveis rebaixados no domingo (8), nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A atividade chamou a atenção pela intensa movimentação e por relatos de descumprimento de uso de máscara e registro de uma briga no local. O evento automotivo, no entato, estava autorizado pela prefeitura de Caxias. A informação do secretário municipal de Urbanismo, João Uez, é de que a organização solicitou a atividade e apresentou um plano de contingência, que foi aprovado pelo município.
— Foi verificado que, dentro dos protocolos apresentados, tinha viabilidade para ser realizado. A Vigilância Sanitária esteve no local e fez um levantamento e, caso for oportuno, serão feitas notificações aos organizadores. Será apresentado um relatório, que será encaminhado ao secretário de Saúde e, posteriormente, à secretaria de Urbanismo — afirma Uez, que estima receber a informação da Vigilância no decorrer desta semana.
No domingo, não havia fiscais da pasta em atuação para verificar o uso de máscaras pelos participantes.
— Os fiscais do Urbanismo não foram ao local porque não havia algum de plantão tendo em vista que trabalharam a noite inteira da sexta-feira e do sábado — diz Uez.
De acordo com o secretário, a quantidade de público presente é irrisória em relação ao tamanho da área dos pavilhões.
— Se houve excesso de participantes, isso também será levantado porteriormente ao recebimento do relatório — afirma.
Contatado pela reportagem, o organizador Jamir Schiavon, afirma que a atividade foi realizada dentro das regras sanitárias. Conforme Schiavon, a briga foi um desentendimento entre duas pessoas, rapidamente controlada pelo segurança do local. Quanto ao uso de máscaras, foi um fato isolado.
— Por ser uma área bastante aberta, o pessoal não ficou tanto de máscara, mas tínhamos pessoas para orientar. Na briga foram dois guris que se desentenderam, mas foi resolvido de forma rápida. A avaliação do evento é totalmente positiva, movimentou a economia local, lojas e hotéis porque vieram muitas pessoas de fora da cidade — diz.
Os participantes pagaram R$ 20 pelo ingresso e permaneceram no local das 8h às 18h.