Motoristas que utilizam estacionamento nas ruas da área central de Caxias do Sul poderão saber com antecedência onde há vagas disponíveis. O recurso integra o Rek Pay, novo aplicativo do estacionamento rotativo regulamentado, que entrou em operação no dia 3 de novembro. A plataforma substituirá o Digipare, utilizada atualmente.
Leia mais
Usuários apontam problemas em operação de parquímetros em Caxias do Sul
2016: Aplicativo para pagar taxa de estacionamento começa a funcionar
Conforme Marcelo Siepalski, gerente regional da Rek Parking, empresa que opera o estacionamento, embora já possa ser baixada nas lojas de aplicativos, a plataforma ainda está em fase de implantação. Para que o sistema acuse onde é possível estacionar, é necessário demarcar a numeração das vagas. Dessa forma, na hora de pagar o estacionamento, o motorista vai informar o número do espaço. A plataforma cruza com o tempo contratado e acusa no aplicativo que a vaga está ocupada.
A demarcação das vagas está prevista para começar em dezembro. Além da localização das vagas, o Rek Pay também permitirá o pagamento e renovação do estacionamento, assim como o Digipare. Para isso, é necessário comprar crédito por meio de boleto, cartão de crédito ou débito e também junto aos monitores. A migração entre os aplicativos já teve início, mas ainda não há data para ser concluída. Não é possível transferir os valores entre um aplicativo e outro. Por isso, a orientação é utilizar todo o montante já adquirido no Digipare enquanto ele estiver em funcionamento. Quando ele for desativado, será possível resgatar os créditos restantes.
— Usuários que procuram os monitores já estão sendo orientados a baixar o novo aplicativo — revela Siepalski.
A adoção do novo aplicativo é uma das ações que inclui a renovação de todo o sistema interno de administração do estacionamento rotativo. A plataforma permite monitorar em tempo real todos os 156 equipamentos da cidade e verificar quando algum deixa de funcionar. Além disso, se algum usuário inseriu moedas e não obteve o ticket é possível realizar a liberação da placa via central.
O ticket, aliás, estará com os dias contados com a nova plataforma. O motivo é a intensificação da fiscalização por meio da placa do veículo. Atualmente, isso já ocorre quando o estacionamento é pago via aplicativo ou para o monitor. A cidade, contudo, deve ganhar novos parquímetros, que permitem o cadastramento da placa na hora de contratar o tempo. Já há nove aparelhos do tipo instalados no centro. Outra possibilidade que será implantada nos próximos meses são pontos de venda, junto a lojas e outros estabelecimentos parceiros, que receberão um percentual das transações.
— Esse é o caminho, é a tecnologia. Isso também vai tirar os valores das mãos do monitor. Ele vai apenas monitorar e orientar o público — observa Siepalski.