A futura Escola de Educação Infantil Campos da Serra começará a ser construída no loteamento de mesmo nome a partir da assinatura de ordem de início, oficializada nesta sexta-feira (13) na prefeitura de Caxias. O prédio, fruto de uma antiga reivindicação da comunidade, terá capacidade para abrigar até cerca de 200 crianças em um espaço de 775 metros quadrados que funcionará na Rua Joaquim Longo. Segundo a prefeitura, a capacidade será para 188 crianças, contemplando dois turnos, ou 94 pequenos no caso de horário integral.
A Escola Campos da Serra terá dois berçários e três salas para turmas de quatro e cinco anos. A obra deverá ser entregue no prazo de 300 dias. O investimento é na ordem de R$ 1,9 milhão e a construção será executada pela empresa Earqui Serviços de Arquitetura e Construções, que venceu a licitação.
Os moradores aguardam a abertura da escola desde 2011, ano em que o conjunto habitacional da localidade foi inaugurado. Caxias do Sul tem em torno de 3 mil crianças na fila de espera por vagas na Educação Infantil. No início do mês, se iniciou o período de inscrições pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Neste ano, as famílias poderão procurar as próprias escolas para realizar o processo. A medida foi tomada para evitar aglomerações.
A comunidade também será contemplada com uma escola de Ensino Fundamental. A licitação já foi finalizada e a vencedora definida, mas a obra deve ficar para 2021 devido a trâmites burocráticos envolvendo os recursos para a obra.
Atualmente, as crianças do loteamento estudam na escola Ivanyr Marchioro, no bairro Jardelino Ramos, por conta de um convênio entre município e Estado. A prefeitura paga transporte escolar e colabora com parte dos custos de água a luz.