Outubro começa com tempo instável na maior parte do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de temporais e de eventual queda de granizo em algumas regiões. De acordo com a Somar Meteorologia, pancadas fortes são esperadas no Litoral Sul, na Campanha, na Fronteira Oeste e na região sul do RS. Para essas regiões,
Na Serra, a quinta-feira (1º) terá tempo instável, com previsão de pancadas moderadas de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento, a qualquer hora do dia. O dia amanhece com céu encoberto, mas apesar da previsão de chuva as temperaturas seguem elevadas nas primeiras horas do dia.
Em Vacaria, os termômetros variam entre 16°C e 28°C. Em Caxias do Sul, a temperatura mínima ao amanhecer é de 19°C e pode passar dos 30°C à tarde. Em Bento Gonçalves, os termômetros ficam entre 18°C e 28°C nesta quinta.
Como será outubro?
Outubro, assim como a primavera, será marcada pelo La Niña e isso influencia diretamente no Brasil. O mês deve ser de chuva dentro da média no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Somar, vale lembrar que chuva dentro da média não significa chuva regular. A previsão é de muita chuva em pouco períodos do mês e que alcançam as médias. A Somar lembra ainda que na primavera é muito comum ocorrer temporais severos no RS com grande potencial para transtornos.
Quanto às temperaturas, também devem ser dentro da média, ou seja, alguns dias quentes (normal para o mês) e alguns dias amenos por conta de avanço de frente fria e excesso de nebulosidade. As ondas de frio não vão ser tão intensas e devem acontecer: no comecinho do mês (devido a uma frente fria que vai atuar nos últimos dias de setembro); na virada da quinzena e, a menos intensa, por volta do da 27 de outubro.
Leia também
Números de agosto dão esperança de retomada de vagas de empregos em Caxias
Caxias do Sul não firmou assento na Região das Hortênsias
O que os candidatos a prefeito de Caxias do Sul pensam sobre o transporte coletivo