Nesta semana, a Catedral Diocesana celebra a Festa de Santa Teresa D'Ávila, padroeira de Caxias do Sul. A programação segue até o domingo (18) com missas, bênção à cidade e ação solidária da coleta de fraldas para a Casa Madre Teresa e hospitais do município. O lema deste ano é: “Paróquia Santa Teresa, Casa do Pão e da Palavra, da Caridade e da Missão”.
Nesta quinta-feira (15), dia de Santa Teresa, os fiéis podem receber bênção nas escadarias da Catedral, na parte da manhã, até 12h30min e à tarde, das 14h às 17h. No local, voluntários da Casa Madre Teresa, pastoral social da paróquia, estarão realizando a coleta de medicamentos para a farmácia solidária e fraldas infantis e geriátricas, que serão destinadas para as mães gestantes atendidas pela Casa Madre Teresa e para os hospitais da cidade. As missas serão celebradas nos horários normais, ao meio-dia, às 16h e às 19h.
Leia mais
Diocese de Caxias do Sul autoriza retomada de missas com a presença de fiéis
A cidade e a Catedral nos primórdios de Caxias
Na manhã de sábado (17), os padres também estarão nas escadarias para a bênção e, novamente, será realizada a coleta de medicamentos e fraldas. Todos os momentos serão realizados respeitando os protocolos de distanciamento e higienização recomendados. (confira a programação completa abaixo)
Domingo (18) será o dia festivo, com a missa das 19h em ação de graças aos profissionais da saúde e cuidadores, aos voluntários dos projetos sociais (Mão Amiga, Disque Ajude, Casa Madre Tereza e a Hospedagem Solidária) e em memória dos falecidos pela covid-19. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon que, ao final, dará a bênção para a cidade.
As missas também serão transmitidas pelo Facebook da Catedral. Os fiéis podem participar das celebrações, de acordo com o distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul. Na bandeira laranja são permitidas 100 pessoas.
Para o pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, celebrar a Festa de Santa Teresa, "mulher de fé e grande sabedoria", é estar em comunhão com toda a Igreja no Brasil:
— Limitados por conta da pandemia, organizamos uma programação mais restrita. São momentos de celebração e fé, para agradecermos a generosidade do povo de Caxias de Sul e continuarmos cuidando dos que precisam ser cuidados. É um momento de despertarmos um olhar de humanidade e acolhimento.
A programação iniciou-se no dia 27 de setembro e se estendeu pelos domingos 4 e 11 de outubro, com a realização do tríduo preparatório e a recordação dos 100 anos da récita do Terço na Catedral, no último dia 7 de outubro.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15 de outubro, quinta-feira, memória litúrgica de Santa Teresa:
Das 9h às 12h30min e das 14h30min às 17h: bênção individual dos fiéis nas escadarias da Catedral e coleta de remédios e fraldas infantis e geriátricas para a Casa Madre Teresa e para os hospitais da cidade.
Missas às 12h e 16h
Às 19h: missa festiva
Dia 17 de outubro, sábado
Das 9h às 12h: bênção individual dos fiéis nas escadarias da Catedral e coleta de remédios e fraldas infantis e geriátricas para a Casa Madre Teresa e para os hospitais da cidade.
Dia 18 de outubro, domingo
19h: missa festiva presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, em ação de graças aos profissionais da saúde, cuidadores, voluntários e em memória dos falecidos pela covid-19, além de bênção para a cidade de Caxias.