A maior escola privada de Ensino Médio na Serra gaúcha anunciou na manhã desta sexta-feira (2) que as atividades presenciais teóricas do Ensino Médio e Técnico Concomitante continuarão ocorrendo por meio de aulas remotas, de forma online e síncronas, até o final de 2020. A decisão da direção do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (Cetec UCS) foi tomada com o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs).
Leia mais
Experience Senac 2020 abordará o futuro da educação com diálogos online
Professora de Flores da Cunha adapta projeto de empreendedorismo para alunos com pouco acesso a internet
Mesmo com autorização dos municípios, parte das escolas da Serra adia volta às aulas do Ensino Médio
A decisão foi embasada nas normativas e portarias nacionais e estaduais e após análise dos cenários nacional e internacional sobre a decisão do retorno às atividades presenciais e necessidade de recuo, conforme o alto nível de contaminação de estudantes. A instituição realizou pesquisas com pais e alunos, o que apontou a qualidade do ensino remoto oferecido desde março e que a maioria é contrária ao retorno das atividades escolares de forma presencial.
— A UCS já tinha se posicionado, e como é a mesma plataforma, temos qualidade com os recursos tecnológicos. Os alunos se adaptaram e estão ambientados. Colocamos a saúde em primeiro lugar e a grande maioria dos pais também preferiram a permanência dos filhos em casa. Os estudantes têm aulas ao mesmo tempo, isso também torna o ensino igualitário, todos recebem o mesmo tratamento — explica a diretora do Cetec UCS, Ana Cristina Possapp Cesa.
De acordo com Ana Cristina, foi levado em consideração ainda que a instituição atende estudantes de, pelo menos, nove municípios da região, e eles dependem da utilização do transporte coletivo para os deslocamentos. Conforme Cesa, alguns encontros presenciais serão realizados, com grupos menores de alunos, a fim de que possam esclarecer os seus questionamentos com os docentes.
— As atividades complementares presenciais serão por adesão e com todos os cuidados. Os estudantes se inscrevem, pois terá um número limitado, e serão atendidos pelo professor da turma. Será uma forma de reforço e o momento de tirar as dúvidas, até mesmo profissionais. No entanto, os alunos que continuarão 100% online serão atendidos e não serão prejudicados — conta a diretora.
Além das atividades extracurriculares facultativas, com exercícios estruturados, simulados do Enem e vestibulares, aulas de revisão e atividades complementares esportivas e artísticas, a partir da segunda quinzena de outubro também serão realizadas atividades presenciais práticas dos cursos técnicos em Informática e Gastronomia.
SITUAÇÃO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE ENSINO MÉDIO
De acordo com a prefeitura, Caxias do Sul tem nove escolas particulares, e todas já protocolaram os pedidos de retomadas, que estão aprovados. O Colégio São Carlos, no bairro São Pelegrino, e o Colégio São João Batista, no bairro Universitário, foram os únicos a retomar as aulas pelo calendário proposto pelo governo estadual para o Ensino Médio, no dia 21 de setembro.
A escola Caminhos do Saber/Impulso retomou as atividades presenciais no dia 22. O Colégio São José retomou as aulas presenciais do Ensino Médio na segunda-feira (28), conforme escalas de presença dos alunos que seguem o número da chamada.
Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Murialdo puderam retornar parcialmente na última terça-feira (29). Os alunos que não optarem pelo retorno presencial continuam tendo aulas no formato online. A mesma situação ocorre com o Colégio Madre Imilda e com a Rede La Salle de Caxias, que retornam presencialmente na próxima segunda-feira (5), e seguem com as aulas remotas ao mesmo tempo.