Em Caxias do Sul, o Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAIS Mental) e o Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-tratos (Apoiar) atendem em novo endereço a partir desta quarta-feira (14). Os serviços serão realizados na Rua Pinheiro Machado, 1239, em frente à UBS Centro de Saúde. O CAIS Mental ocupará o terceiro andar e o Apoiar, o quarto, cada um deles possui 328m². De janeiro a abril foram 1.391 atendimentos no Apoiar e 5.401 no CAIS, entre psicologia e psiquiatria.
Nesta terça-feira, os serviços não estão sendo oferecidos por conta da mudanças. As instalações da parte elétrica e de rede estão sendo finalizadas no novo endereço. O CAIS Mental ficava na Rua Sinimbu, 2231, no 2º andar do Centro Especializado de Saúde (CES). Já o Apoiar prestava os atendimentos em uma casa na Rua Alfredo Chaves, 515, no Centro. Conforme a diretora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nívea Rosa, a mudança ocorre por conta da acessibilidade.
- Levamos em conta a questão da acessibilidade e também a necessidade de uma estrutura maior para dar conta da demanda que chega até ambos os serviços. A prioridade é continuar oferecendo um atendimento de qualidade, porém, em um local com infraestrutura melhor para prestar o suporte necessário aos usuários – afirma.
O CAIS Mental é um ambulatório de saúde mental que presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes e adultos com transtorno mental e/ou sofrimento psíquico. Ele oferece também atendimento psicológico a crianças e adolescentes. O acesso ao serviço ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O Apoiar presta assistência especializada a crianças, adolescentes e suas famílias, por estarem envolvidas em situações de maus-tratos como: abuso sexual, físico, psicológico e negligência. O acesso ao serviço ocorre via encaminhamento por meio de medidas protetivas do Conselho Tutelar e Ministério Público.
Leia também
Confira o tamanho do supermercado que será construído no lugar da antiga Robertshaw
Saboaria popular criada por mulheres durante a pandemia muda-se para sede na Zona Norte de Caxias do Sul
Caxias do Sul deve contar com cerca de 4 mil mesários para o pleito de novembro