O tempo seguiu alternado céu encoberto, pancadas de chuva e períodos de sol em diversos pontos do RS na quarta-feira (9). À noite e durante a madrugada desta quinta-feira (10), a chuva voltou a atingir a Serra. Em São Francisco de Paula houve registro de queda de granizo por volta das 3h. Segundo os Bombeiros e a Defesa Civil, a precipitação durou cerca de 20 minutos. Até por volta das 6h30min, não haviam sido registrados chamados na cidade devido a problemas provocados pela chuva.
De acordo com a Somar Meteorologia, a atuação de uma nova frente fria, em função da formação está relacionada à presença de um ciclone extratropical na Argentina e no Uruguai, deve provocar chuva forte na Serra. Estão previstas rajadas de vento que podem passar de 50 km/h e descargas elétricas, além de eventual queda de granizo. Essas condições, no entanto, se concentram no final da manhã - após esse período, o céu segue fechado, mas com possibilidade de chuva apenas em pontos mais próximos da divisa com Santa Catarina.
Apesar da instabilidade, as temperaturas sobem em relação aos dias anteriores. Os termômetros variam entre 12°C e 23°C na região. Em Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Gramado, Canela e Flores da Cunha, a mínima registrada ficou entre 12°C e 14°C. Em Vacaria, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Serafina Corrêa, os termômetros marcaram entre 16°C e 18°C nas primeiras horas do dia.
A instabilidade tende a se espalhar pelo Rio Grande do Sul na sexta-feira (11). Segundo a Somar, para todo o Estado, especialmente entre a tarde e a noite, há previsão de precipitações fortes, acompanhadas de rajadas de vento acima de 60 km/h - além de seguir a possibilidade de queda de granizo.
Leia também
Ocupação feminista é tema de live entre a escritora Marcia Tiburi e vereadora Denise Pessôa nesta quinta-feira
Caxias do Sul agora aplica exames na rede pública para identificar o coronavírus em pacientes gripados
Em primeiro dia de fiscalização, três escolas de Educação Infantil passam por vistoria em Caxias