Oito leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral, criados em maio, foram habilitados pelo Ministério da Saúde nesta semana. O credenciamento foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira (10). Com isso, a instituição receberá verba federal para a prestação do serviço. O valor é de R$ 1.152.000,00.
Além de Caxias, o Ministério da Saúde habilitou leitos em Novo Hamburgo (5), Porto Alegre (10), Santa Maria (5) e Santa Rosa (10). A contratação valerá por 90 dias, podendo ser prorrogada enquanto durar a situação de emergência pública causada pela disseminação do coronavírus.
O Diário Oficial também traz portaria prevendo a prorrogação dos prazos de habilitação de outros 20 leitos anteriormente liberados pelo Ministério da Saúde. Na Serra, o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, e o Hospital São Carlos, em Farroupilha, receberam prorrogação nos cinco leitos cada, garantindo o pagamento de diárias nessas vagas por mais 30 dias. O montante é de R$ 240 mil para cada uma das instituições.
Caxias tem 228 leitos de UTI. Destes, 110 são do Sistema Único de Saúde.