A estrutura da quadra esportiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Verissimo, no distrito de Vila Seca, em Caxias do Sul, aguarda cobertura há nove anos. Ela foi erguida com recursos próprios do educandário, sendo a finalização pleiteada há anos junto à prefeitura.
Mara Regina da Silva Rocha é diretora da escola desde 2018, com atuação de 25 anos no local, e diz ter buscado os recursos de diversas formas, tanto pela Secretaria Municipal de Educação, quanto junto à iniciativa privada. A ação conta com apoio do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Érico Veríssimo, assim como da representação do bairro Vila Seca.
Segundo ela, a principal preocupação tem sido a deterioração da estrutura causada pela falta de proteção da cobertura.
— A cobertura dessa quadra é de urgência. A comunidade se esforçou tanto pra levantar a estrutura que isso não pode se perder. O que seria uma solução pra educação, pros estudantes da escola, hoje pode se tornar um problema, representando risco se a estrutura continuar descoberta — afirma a diretora.
Ela conta que, em avaliações e projetos já apresentados ao Poder Público, a finalização da obra teria um custo de R$ 80 a R$ 100 mil. Um valor que, segundo ela, a escola não consegue arrecadar, sobretudo pelo período de isolamento, que impede a realização de eventos, por exemplo.
A EMEF Érico Veríssimo tem hoje 390 alunos matriculados, assistidos com atividades à distância desde o início da pandemia. Na realidade presencial, o espaço da quadra era — e deverá voltar a ser com a retomada — utilizado para atividades dentro de diversas disciplinas, assim como para recreação nos intervalos das aulas.
Procurada pela reportagem, a Secretária Municipal de Educação de Caxias do Sul, Flávia Vergani, afirmou na tarde desta terça-feira (29), que a pasta está tomando providências para a realização da obra.
— A escola pede o fechamento da quadra. Fizemos os encaminhamentos neste ano. Não estava na previsão de 2020, pois não fizeram em 2019 — afirmou a secretária, referindo-se às gestões anteriores.
Ainda de acordo com a titular da Secretaria Municipal de Educação, a obra provavelmente terá início em janeiro de 2021.