Três roteiros turísticos de Farroupilha terão reforço na sinalização de orientação aos visitantes por meio de parcerias com a iniciativa privada. Entre eles está o trecho do Caminhos de Caravaggio que passa pelo município. A intenção é instalar placas de informação, orientação e indicação dos roteiros. O acesso ao salto Ventoso e o roteiro Farroupilha Colonial também serão contemplados.
Leia mais
Roteiro Caminhos de Caravaggio será complemento ao Caminho de Santiago de Compostela
Em menos de cinco meses, roteiro Caminhos de Caravaggio chega à marca de 100 peregrinos
Prefeituras da Serra assinam protocolo para formalizar o roteiro Caminhos de Caravaggio
O modelo de parceria prevê que a empresa selecionada produza e seja responsável pela manutenção das placas. Em troca, poderá explorar espaços publicitários ao longo do roteiro. Para cada placa informativa, cuja localização será escolhida pelo município, haverá uma placa de publicidade, que a empresa poderá escolher onde colocar. Os espaços de anúncios medirão 2m x 1m, cerca de 10% do tamanho das placas de informação.
— Os locais de implantação serão mapeados pelo município, até porque algumas vão ter demarcações de distância e conforme a localização a inscrição pode mudar — explica o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Miguel Ângelo Silveira de Souza.
Ao todo, os três roteiros somarão 43 placas informativas. A empresa selecionada na Chamada Pública poderá assumir quantos roteiros quiser. Caso não tenha interesse nos três, os que sobrarem serão repassados a outros interessados. O período de credenciamento vai até o dia 18 e o contrato tem duração prevista de 10 anos.
Caminhos de Caravaggio
O roteiro Caminhos de Caravaggio foi oficialmente implantado em 4 de maio de 2019 e liga o Santuário de Caravaggio de Canela, no Parque do Saiqui, ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha. São 200 quilômetros de percurso que corta também localidades do interior de Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.
Ao longo do trajeto, o visitante pode carimbar um passaporte que recebe tanto em Canela, quanto em Farroupilha, de acordo com o sentido do deslocamento. Se chegar ao final com todos os carimbos, recebe um certificado. O reconhecimento é válido para quem realiza o percurso a pé ou de bicicleta.
O roteiro também pode ser percorrido como complemento a um dos trajetos do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Dessa forma, parte da caminhada pode ser realizada na Serra e restante no país europeu, com obtenção de certificado da peregrinação mundialmente famosa.