O tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (19). De acordo com informações da Somar Meteorologia, as temperaturas voltam a cair no Estado, principalmente ao longo da manhã.
Isso ocorre porque uma frente fria que atua no Sul do país também deixa o tempo instável nas regiões norte e leste do Estado, incluindo a Região Metropolitana. Em algumas cidades, a chuva até pode ser mais forte, porém, não há previsão de acumulados muito expressivos.
Na Serra, há condições de chuva, de forma isolada e fraca nesta quarta-feira. No entanto, com a queda dos termômetros e a umidade vem o destaque da semana: a possibilidade de neve entre a quinta-feira (20) e a sexta-feira (21) nos municípios serranos. As chances são maiores no período da noite, especialmente em Cambará do Sul, São José dos Ausentes e proximidades. Conforme a Somar, o cenário segue favorável para que neve na região com forte tendência para que o fenômeno seja registrado nessas cidades.
Com a massa de ar polar ganhando força, as máximas também despencam e, mesmo com sol, a sensação de frio predomina em todo o Estado. Em Caxias do Sul, o dia amanhece com céu encoberto, e a temperatura despenca ao longo do dia.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para a mudança de temperatura a partir desta quarta. Segundo o Inmet, o ar frio atinge nesta quarta o Uruguai e parte do Sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul. A partir da tarde da quinta-feira (20) o ar frio avança rapidamente pelo interior do continente atingindo os demais estados.