Caxias do Sul está entre os municípios com o maior número de fraudes em ligações clandestinas de energia elétrica no Estado, segundo dados da concessionária Rio Grande Energia (RGE). O município ocupa a segunda posição com maior recuperação de energia elétrica nos seis primeiros meses de 2020. Das 4.862 inspeções realizadas empresa 467 ligações eram adulteradas ou tratavam-se de conexões clandestinas, os populares gatos. Gravataí lidera a lista com 550 irregularidades; em terceiro lugar está Canoas, com 415.
De acordo com a concessionária, a energia recuperada entre janeiro e junho no município chega a 1.728 MWh, o suficiente para abastecer 960 residências por um ano, levando em consideração um consumo médio de 150 KWh ao mês para cada residência.
A finalidade das inspeções é evitar problemas na rede de distribuição de energia elétrica e garantir a segurança da população. As ações têm como foco evitar acidentes com as ligações precárias e que não observam os padrões e normas técnicas. Para se ter uma ideia, em 2019, 70 pessoas foram presas em flagrante em operações realizadas pela RGE em parceria com a Polícia Civil e a Brigada Militar. A empresa tem investido no uso de inteligência, tecnologia e canais de denúncias no combate a fraudes e furtos de energia:
— Estamos continuamente melhorando nossos modelos de detecção de fraudes, e isso, somado a apuração de algumas denúncias, faz com que possamos inibir esses furtos, que além de ser crime, podem prejudicar uma região trazendo instabilidade na energia e riscos à segurança — afirma Danillo Ferreira Lelis, Gerente de Serviços de Recuperação de Energia da empresa.
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, quando uma fraude de energia é detectada, a distribuidora cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o furto.
O perigo dos "gatos"
O desligamento de ligações clandestinas trata-se de uma questão de segurança porque ajuda a evitar curtos-circuitos que possam afetar a rede. Ainda segundo a empresa, em muitos casos, os gatos podem provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos de ruas inteiras, com risco de incêndio de imóveis.
As ligações irregulares também são responsáveis pela sobrecarga da rede de energia elétrica que, de acordo com a concessionária, deixa o sistema de distribuição mais suscetível à interrupção. Essas irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor é revertido à empresa. Outro fator é o risco de choques ou acidentes graves quando pessoas não habilitadas tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica.
DENÚNCIAS
Denúncias anônimas de furtos de energia podem ser feitas aqui.